Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Depen analisa transferir mais presos após motim na PEL I

27/01/20 às 14:31 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) não descarta a transferência de mais presos da unidade 1 da Penitenciária Estadual de Londrina.

No sábado à noite, um princípio de rebelião foi registrado e um agente penitenciário foi feito refém, mas a situação terminou sem feridos.  

O motim foi organizado por oito presos das celas do chamado seguro, onde estavam no total 220 detentos. A PEL 1 está com 622 detentos e tem capacidade para 504.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Princípio de rebelião 

O motim começou no início da noite, quando presos de uma das celas do seguro renderam um agente penitenciário, alegando que um dos detentos estava passando mal.

Logo as ruas do entorno da PEL 1 foram isoladas pela polícia militar. Começava uma longa negociação. Por exigência dos rebelados, o juiz da Vara de execuções penais, Katsujo Nakadomari, foi até o local.

Participaram ainda o coordenador do Depen em Londrina e o comando do 5º Batalhão da PM. Os presos reclamaram de abusos por parte de alguns agentes penitenciários e pediram transferência.

No fim da noite, chegaram as equipes de negociação de reféns do BOPE e do COE, comandos Coperações Especiais, de Curitiba. Por volta da meia-noite, os presos se renderam e liberaram o agente refém, que não foi ferido. Por exigência deles, o acordo foi registrado pelo repórter cinematográfico de uma das emissoras de TV. As transferências foram feitas de madrugada. Sete foram encaminhados para a Casa de Custódia de Piraquara e um deles para a Casa de Custódia de Londrina.

Equipes do Choque fizeram uma vistoria nos corredores e fecharam as celas que estavam abertas. Na sequência, a situação voltou ao normal.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá