Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Depen assume duas cadeias na região Sudoeste

15/10/18 às 10:16 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) vai assumir mais duas cadeias públicas na região Sudoeste do Paraná. Além de Francisco Beltrão, a gestão das carceragens de Palmas e Pato Branco serão feitas pelo Depen. Em todo o Estado, 39 cadeias serão assumidas pelo órgão estadual. No Sudoeste serão 3.

Palmas, por exemplo, já está em processo de mudança. Um agente penitenciário de carreira e mais cinco agentes de cadeia pública (PSS) estão cuidando dos presos. Ficou apenas um policial civil no plantão para fazer procedimento administrativo de entrada dos detentos. O próximo município será Pato Branco. A delegacia irá mudar para o antigo prédio do fórum e a cadeia ficará aos cuidados dos Depen.

A carceragem de Pato Branco é um dos problemas mais sérios da região. Está superlotada esta semana com 264 presos, dos quais 34 são mulheres. É um recorde. Em Francisco Beltrão, segundo o chefe de carceragem Josué Andreata, a cadeia está com 114 presos (em um local onde caberiam 48), sendo 17 mulheres. Entre eles, pelo menos 29 são condenados e deveriam estar cumprindo pena em presídios. 

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

O Paraná tem atualmente 20.852 presos (573 são mulheres), mas a capacidade do sistema penal é de 18.645 vagas. Ou seja, existem 2.207 presos acima da capacidade.

Presos no Sudoeste
Na região, estão presos nas carceragens das delegacias 525 presos. Autoridades estão negociando com o Governo do Estado a instalação de um centro de triagem para desafogar as cadeias. Além disso, há a Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PEFB) com 1.179 presos. Dentre eles, 831 estão presos há mais de dois anos. Outro detalhe é que 1.019 (86,4%) tem idades entre 18 e 45 anos de idade.

Leia mais em Jornal de Beltrão 


© Copyright 2023 Grupo Tarobá