Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Depen já repassou mais de 3,6 mil jalecos a profissionais da saúde

28/05/20 às 11:32 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Com uma produção média de 170 jalecos por dia, as Penitenciárias Estadual e Industrial de Cascavel já confeccionaram mais de 4 mil itens deste tipo, sendo que pelo menos 3,6 mil já foram repassados. A fabricação é voltada a casas hospitalares da região, principalmente às que atendem casos de Covid-19. Somente direcionado a um dos convênios, a previsão é de fabricar 30 mil unidades.

Uma das entregas ocorreu nesta terça-feira (26/05), quando o Departamento Penitenciário da região destinou 600 jalecos de Tecido-Não-Tecido (TNT) ao Hospital Universitário (HU). “Os produtos são impermeáveis e seguem as normas estabelecidas por agências reguladoras. Os produtos serão usados por profissionais de saúde”, afirmou o coordenador do Depen na região, Thiago Correia.

Essas produções visam amenizar a dificuldade que os hospitais têm encontrado para comprar estes e outros equipamentos de proteção individual. “Esta parceria colabora infinitamente na segurança dos nossos profissionais. Já recebemos uma doação bem grande de máscaras também”, afirmou o diretor do HU, Rafael Muniz de Oliveira.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Além da escassez dos produtos, por conta da alta demanda, há dificuldades com a forma de pagamento exigida pelas empresas. “Todas as instituições, não só a nossa, estão tendo dificuldades para a compra de EPIs, porque as empresas têm cobrado um adiantamento para entregar o material”, explicou o diretor do HU. A produção de jalecos é uma novidade na unidade e, para a produção, foi necessário estudá-los antes.

“No início, nós tivemos algumas dúvidas se realmente conseguiríamos atender a este projeto, mas, com muito trabalho e técnica, buscando aperfeiçoar cada dia mais, nós conseguimos desenvolver esse produto que foi entregue”, destacou o diretor da Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC), Henrique Dondoni. Os 600 jalecos entregues foram confeccionados dentro na unidade, que trabalha de acordo com a demanda.

Já a produção de jalecos da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) é direcionada à Prefeitura do município. Por dia, a unidade confecciona entre 150 e 200 unidades do produto. Após o Depen entregar, a administração municipal fica responsável pela destinação dos uniformes.

“A prefeitura nos forneceu as máquinas de costura e, em contrapartida, a penitenciária entra com o local e a mão de obra dos presos. Na PEC, há 21 vagas de trabalho”, destacou o diretor da unidade, Sebastião Monteiro, que ainda fez questão de enaltecer a contribuição do Depen na prevenção ao Covid-19.

“Até o momento, já foram entregues 3 mil jalecos”, contou. Segundo ele, o convênio com a Prefeitura de Cascavel prevê a fabricação de 30 mil unidades do uniforme.


Depen

© Copyright 2023 Grupo Tarobá