Policial

Depen já repassou mais de 3,6 mil jalecos a profissionais da saúde

28 mai 2020 às 11:32

Com uma produção média de 170 jalecos por dia, as Penitenciárias Estadual e Industrial de Cascavel já confeccionaram mais de 4 mil itens deste tipo, sendo que pelo menos 3,6 mil já foram repassados. A fabricação é voltada a casas hospitalares da região, principalmente às que atendem casos de Covid-19. Somente direcionado a um dos convênios, a previsão é de fabricar 30 mil unidades.

Uma das entregas ocorreu nesta terça-feira (26/05), quando o Departamento Penitenciário da região destinou 600 jalecos de Tecido-Não-Tecido (TNT) ao Hospital Universitário (HU). “Os produtos são impermeáveis e seguem as normas estabelecidas por agências reguladoras. Os produtos serão usados por profissionais de saúde”, afirmou o coordenador do Depen na região, Thiago Correia.

Essas produções visam amenizar a dificuldade que os hospitais têm encontrado para comprar estes e outros equipamentos de proteção individual. “Esta parceria colabora infinitamente na segurança dos nossos profissionais. Já recebemos uma doação bem grande de máscaras também”, afirmou o diretor do HU, Rafael Muniz de Oliveira.

Além da escassez dos produtos, por conta da alta demanda, há dificuldades com a forma de pagamento exigida pelas empresas. “Todas as instituições, não só a nossa, estão tendo dificuldades para a compra de EPIs, porque as empresas têm cobrado um adiantamento para entregar o material”, explicou o diretor do HU. A produção de jalecos é uma novidade na unidade e, para a produção, foi necessário estudá-los antes.

“No início, nós tivemos algumas dúvidas se realmente conseguiríamos atender a este projeto, mas, com muito trabalho e técnica, buscando aperfeiçoar cada dia mais, nós conseguimos desenvolver esse produto que foi entregue”, destacou o diretor da Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC), Henrique Dondoni. Os 600 jalecos entregues foram confeccionados dentro na unidade, que trabalha de acordo com a demanda.

Já a produção de jalecos da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) é direcionada à Prefeitura do município. Por dia, a unidade confecciona entre 150 e 200 unidades do produto. Após o Depen entregar, a administração municipal fica responsável pela destinação dos uniformes.

“A prefeitura nos forneceu as máquinas de costura e, em contrapartida, a penitenciária entra com o local e a mão de obra dos presos. Na PEC, há 21 vagas de trabalho”, destacou o diretor da unidade, Sebastião Monteiro, que ainda fez questão de enaltecer a contribuição do Depen na prevenção ao Covid-19.

“Até o momento, já foram entregues 3 mil jalecos”, contou. Segundo ele, o convênio com a Prefeitura de Cascavel prevê a fabricação de 30 mil unidades do uniforme.


Depen

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá