Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Detentas da Penitenciária Feminina participam de projeto de produção de Haicais

12/12/19 às 19:57 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Buscando construir novas hostórias, as alunas do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Doutor Mario Faraco, detentas da Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), participaram de um projeto de produção de Haicai. O resultado foi a publicação de uma obra com textos e gravuras feitos pelas próprias detentas.

Um dos pilares da ressocialização do preso e da execução penal, a educação está entre as prioridades de gestão do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). A proposta teve como exercício a criação de poemas curtos e objetivos, os haicais, e de ilustrações que buscam traduzir sentimentos. Segundo o diretor-geral da instituição, o projeto educativo tem a intenção de promover a cultura entre as mulhres em privação de liberdade.

“Esta é uma ação educacional que descobre novos talentos, propiciando a expressão de sonhos, vivências e ideias, dando visibilidade e protagonismo aos olhares femininos. A nossa intenção é motivar o desenvolvimento de projetos culturais e literários para um maior número de pessoas privadas de liberdade", afirmou o diretor do Departamento Penitenciário, Francisco Caricati.

Leia mais:

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Imagens flagram homem sendo assassinado após briga entre vizinhos em Santa Tereza do Oeste

De acordo com a diretora da unidade, Alessandra Antunes do Prado, a publicação intitulada "A escrita que mora em mim", mostrou-se um importante canal de comunicação e expressão dentro do ambiente prisional, além de motivar a produção textual e artística das mulheres. "Estas ações educacionais são importantes para o contexto prisional, uma vez que possibilita às detentas a relexão sobre suas próprias histórias", contou.

O projeto teve como idealizadoras as professoras Jane Cleide Alves Hir, Carina Henequim e Relindes Lanke Leite. “A importância da educação para a ressocialização das apenadas e o poder libertador das palavras que se concretizam em vidas transformadas, o que torna possível visualizar [para elas] uma nova possibilidade de vida fora dos portões da prisão”, afirmou a diretora do CEEBJA Mario Faraco, Nelma Sequineli Lemos, durante o evento.

Segundo a diretora da PFP, as presas que participaram do projeto relatam à direção e às professoras que a atividade trouxe esperança de uma vida melhor.

Fonte Depen

© Copyright 2023 Grupo Tarobá