Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Entre advogados e empresários, seis são presos por fraude milionária na Receita Federal

07/11/18 às 09:40 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Seis pessoas foram presas em uma ação em conjunto entre a Polícia Federal, a Receita Federal e o Ministério Público Federal, nesta terça-feira, em Curitiba. Conforme a RFB, a organização criminosa era composta por profissionais de contabilidade e advocacia, escritórios de consultoria e também servidores da unidade. Também foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, inclusive na sede da Receita em Curitiba. As fraudes somam, pelo menos, R$ 45 milhões, nos últimos cinco anos.

De acordo com a Polícia Federal, todos os alvos foram encontrados e os mandados de busca e apreensão foram todos cumpridos na manhã de ontem. Entre os levados pelos policiais, estão funcionários da Receita, advogados, contadores e empresários. Há servidores afastados das funções, confirmou a assessoria.

As investigações apontaram que dezenas de empresas, inclusive com sede em outros estados, buscavam a contratação dos serviços da organização para fraudarem os dados inseridos na DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários) seja por retificação ou inserção de dados falsos.  Em algumas contas, os débitos empresariais chegavam a ser zerados e a Certidão Negativa de Débitos era emitida.

Leia mais:

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Imagens flagram homem sendo assassinado após briga entre vizinhos em Santa Tereza do Oeste

O caso é, conforme a Receita, de estelionato contra a União. A estimativa inicial é que nos últimos cinco anos de fraude o prejuízo causado aos cofres públicos tenha sido de R$ 45 milhões. A operação foi denominada Mendacius, que significa espírito que representa a fraude, na mitologia romana.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá