Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Exército lança Operação Ágata Fronteira Sul em toda região Oeste

16/08/19 às 19:10 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Exército Brasileiro, por meio da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, informou o início nesta quinta-feira (15) uma nova etapa da Operação Ágata/Fronteira Sul. Os militares trabalharam na região de fronteira entre Argentina e Paraguai, conduzindo operações preventivas e repressivas pontuais, tais como patrulhamentos terrestres e fluviais, estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas, vias urbana e fluviais, revista de pessoas, veículos, embarcações e aeronaves, e intensificação da fiscalização de produtos controlados.

Nota:

O Programa de Proteção Integrada de Fronteiras foi instituído pelo Decreto Presidencial nº 8.903, de 16 de novembro de 2016, para o fortalecimento da prevenção do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços.De acordo com a diretriz de atuação integrada e coordenada das Forças Armadas, dos Órgãos de Segurança Pública, dos Órgãos de Inteligência e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, o Programa tem como um de seus objetivos integrar e articular ações das Forças Armadas, de segurança pública da União, de inteligência e de controle aduaneiro com as ações dos estados e municípios situados na faixa de fronteira da Argentina, Paraguai e Bolívia.

Leia mais:

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Imagens flagram homem sendo assassinado após briga entre vizinhos em Santa Tereza do Oeste

Desta forma, dentro do contexto do Programa Ágata, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada realiza desde o dia 15 de agosto de 2019, a Operação Ágata/ Fronteira Sul 3º Trimestre em sua área de responsabilidade, localizada dentro da faixa de fronteira, regulado pelo Decreto nº 85.064, de 26 de agosto de 1980.

A Operação é desencadeada pelo Exército Brasileiro, em coordenação com as demais Forças Armadas e os diversos Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização Federais,  Estaduais e Municipais, em ambiente interagências, com os objetivos de fortalecer a presença do Estado na região e atuar contra ilícitos transfronteiriços e ambientais.

Para isso, com amparo no Art. 16-A, da Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, são conduzidas operações preventivas e repressivas pontuais, tais como patrulhamentos terrestres e fluviais, estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas, vias urbana e fluviais, revista de pessoas, veículos, embarcações e aeronaves, e intensificação da fiscalização de produtos controlados.

Para os cidadãos que desejarem colaborar com a Operação Operação Ágata/ Fronteira Sul 3º Trimestre, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada disponibiliza um Disque Denúncia através do telefone 181. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido.

Com informações: Rádio Cultura Foz

© Copyright 2023 Grupo Tarobá