Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Gaeco cumpre mandados de busca e apreensão na prefeitura de Araucária

05/03/20 às 14:18 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, cumpriu na manhã desta quinta-feira (5), sete mandados de busca e apreensão em nova fase da Operação Sinecuras, que investiga ilegalidades na administração pública de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.

Os mandados, expedidos pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná, são cumpridos no gabinete do prefeito Hissan Dehaini, nas secretarias de Finanças, Urbanismo e Agricultura, em três escritórios e três residências – todos em Araucária, com exceção de um mandado cumprido em uma residência em Curitiba.

As investigações da Operação Sinecuras, deflagrada em abril de 2018, são conduzidas pelo núcleo do Gaeco de Curitiba e já geraram denúncias criminais contra dois ex-prefeitos, servidores e empresários, por corrupção para autorização de permuta ilegal de imóvel público, com prejuízo financeiro ao Município.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Em entrevista coletiva, o coordenador do Gaeco, Leonir Batisti, disse que, na fase atual, é investigado o procedimento de revogação da referida permuta e o termo de parceria entre as partes para que a mesma empresa continuasse a explorar o imóvel, com suspeita de corrupção.

“Esta permuta prejudicava os cofres municipais. Então foi feito uma lei e esta lei desfez a permuta amigavelmente. Ocorre que este imóvel retornou, ou seja, ficou de novo com a mesma empresa para a construção de mais de 600 unidades residenciais. São estas situações que agora estão sendo objeto de investigação”, afirmou.

Segundo Batisti,  este imóvel investigado agora vale muito mais do que aquele imóvel antecedente da empresa que tinha que tinha posseiros. “A questão do prejuízo inicial já foi determinado posto e proposto em ação que era exatamente a diferença dos valores em permuta. Agora o que nós estamos avaliando é a legalidade desta nova situação e além da legalidade qual é o beneficio da empresa em face de obter como termo de parceria do poder público aquele terreno, isto ainda está em avaliação”, completou.

Foram expedidos sete mandados por ordem do Tribunal de Justiça segundo a Câmara Criminal. Na prefeitura, dentre os quais o gabinete do prefeito e secretarias, tem um prédio da prefeitura que é fora, que a secretaria de Agricultura. Dois escritórios e três residências.

Outro lado

A Prefeitura de Araucária informou que vai se pronunciar assim que tiver acesso a todos os documentos.

Com informações: BandaB

© Copyright 2023 Grupo Tarobá