Policial

IAP apreende 34 aves vítimas de maus tratos

21 mai 2019 às 17:46

Uma ação fiscalizatória do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) resultou na apreensão de 34 aves nativas na região de Umuarama, vítimas principalmente de maus-tratos. A fiscalização ocorreu nos últimos dias e culminou na localização dos animais nas cidades de Altônia, Xambrê, Nova Olímpia, Cruzeiro do Oeste, Mariluz e Pérola.

De acordo com o agente fiscal Vilson Simplício, o mecanismo faz parte de uma fiscalização rotineira feita pelo IAP, que visa ir até as residências com criadores cadastrados e também nos clandestinos para verificar o estado em que os animais estão abrigados. Além das aves que foram encontradas em maus-tratos, os fiscais do IAP apreenderam também as que estavam com anilhas rompidas. 

Os responsáveis pelas aves foram notificados com multas que variam entre R$ 500 e R$ 5.000, a depender do caso. Essas multas podem ser cumulativas também, se houver mais de uma situação ilegal registrada. A partir de agora, as aves serão encaminhadas a um médico veterinário que fará uma avaliação do estado dos animais. Após a consulta, os passarinhos poderão ser soltos ou entregues às pessoas que possuem um termo de guarda aprovado pelo IAP. 

Com informações: OBemdito 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá