Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Londrina passa a utilizar câmeras em fardas da Guarda Municipal

31/01/23 às 18:32 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

As 24 câmeras que devem ser utilizadas nas fardas dos guardas municipais de Londrina entram em funcionamento nesta quarta-feira (1). Segundo o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, os agentes já passaram por treinamentos e assim que os equipamentos forem entregues, já atuarão gravando as imagens das ocorrências.


“Primeiro nós temos que distribuir os EPIs, que são as capas dos coletes, que são individuais. A partir da capa, esse equipamento pode ser facilmente acoplado, de forma segura e eficaz para o desenvolvimento do serviço. Nós já estamos encaminhando os materiais que acabamos de receber à medida que os guardas forem se apresentando no serviço, vão recebendo e poderão fazer o uso das câmeras”, disse Ramos.


Segundo o secretário, o equipamento vai ajudar as equipes que estão nas ruas e também vai contribuir para um melhor atendimento à comunidade. “A nossa prioridade são ocorrências Maria da Penha, ocorrências envolvendo Lei Seca, algumas ocorrências de trânsito acabam levando à animosidade, gerando algum tipo de reação do infrator em relação à lei, então nesse sentido nós vamos fazer a distribuição das câmeras durante o turno para poder mitigar esse tipo de reação e permitir que o guarda possa trabalhar com tranquilidade, fazer a prova de eventual abuso que venha a acontecer por qualquer das partes e a gente possa apurar o serviço”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda


Serão utilizadas 12 unidades a cada turno, para que dê tempo das imagens e outros arquivos serem baixados corretamente para o computador. De acordo com Ramos, existe uma limitação de armazenamento, então a medida em que o espaço for utilizado, os arquivos mais antigos serão apagados.


“Evidentemente que a gente tem a limitação do prazo de armazenamento, porque a media que o hardware vai enchendo, ele vem apagando os arquivos mais antigos. Aqui é a mesma coisa, as imagens estão disponíveis para a justiça dentro da nossa possibilidade de armazenamento. A gente tem que pensar que tudo isso gera custo e o investimento é proporcional à capacidade do município e as demandas que tem em todas as suas áreas”, disse o secretário.


O valor investido nos equipamentos foi de R$ 370 mil. De acordo com Ramos, é uma maneira de garantir um serviço mais transparente. “Com esse equipamento, eles vão ligar e filmar toda a ação. A gente espera colaborar com a justiça produzindo provas contundentes da ação delituosa, ao mesmo tempo gerar transparência e tranquilidade para o guarda”, disse.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá