Policial

Londrina: Secretaria de Defesa Social testa totem de segurança na praça Dom Pedro I

16 ago 2022 às 13:11

Na manhã desta terça-feira (16), a Secretaria de Defesa Social de Londrina fez o primeiro teste do Totem de Segurança instalado na praça Dom Pedro I, na zona oeste da cidade. O espaço, que fica na avenida Tiradentes com rua Gustavo Barroso, teve as obras de revitalização entregues na semana passada.


O equipamento possui diversas funcionalidades: nove câmeras que permitem que a Guarda Municipal monitore o local a distância, sensor de aproximação e comunicação por alto falante com a sede. Segundo o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, as câmeras fazem a identificação de pessoas, o que vai conferir mais segurança à Praça.


Além disso, há também no Totem um "botão do pânico" que servirá para que a população interaja imediatamente com um guarda de plantão em caso de perigo ou ameaça. A Praça é considerada perigosa pela população por ser alvo de vandalismo, tráfico de drogas e a constante presença de moradores de rua.

 

Conforme Ramos, o equipamento não teve custo para o município. Uma empresa de Curitiba forneceu o aparelho para um teste de seis meses. "Quando a empresa se interessou em fazer a divulgação e nós vimos que era positivo, formulamos um contrato vinculando as partes", contou.


Depois do tempo de teste, caso a Prefeitura decida continuar com o serviço, a contratação será por processo licitatório. "Essa é uma empresa que presta esse tipo de serviço, mas temos outras no país que também fazem”, disse Ramos.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá