Policial

Mercado ilegal de agrotóxicos alimenta o crime organizado

28 jan 2020 às 13:08

Roubo,falsificação e descaminho. Uma reportagem exclusiva e especial sobre como o mercado ilegal de agrotóxicos tem alimentado o crime organizado no Paraná.

Veículo carregado com agrotóxicos e cigarro, tentou se evadir da equipe, do viaduto de Toledo, foi perseguido e alcançado na PR que liga Toledo a Assis. Veículo totalmente carregado com caixas de cigarro. Essa foi uma das mais recentes apreensões feitas pela Policia Rodoviária Federal. No total foram mais de 300 quilos de agrotóxicos apreendidos nessa abordagem, feita no ultimo dia 21 de janeiro.

Mas essa é uma rotina, mais comum do que a gente pensa. Essa outra abordagem aconteceu no ano passado, e envolveu várias forças de segurança. PRF, Batalhão de Polícia de Fronteira, Polícia Federal, Exército Brasileiro e Força Nacional. Entre as 6.500 carteiras de cigarros, e os 105 pneus apreendidos, estavam também 255 quilos de agrotóxicos contrabandeados. Tudo isso em uma aldeia indígena na cidade de Terra Rocha.

Segundo informações do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras, o IDESF, o Brasil alimenta 1,5 bilhão de pessoas no mundo. Somos o terceiro maior produtor mundial, e até 2030 podemos chegar a liderar esse ranking. E o comércio ilegal de defensivos agrícolas movimenta hoje, acredite, cerca de 20%  do mercado.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá