Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

MP pede que prefeito, Defesa Social, PM e CMTU tomem medidas após ação na Rua Paranaguá

25/11/22 às 19:00 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério Público do Paraná (MP), por meio das promotoras Révia Aparecida Peixoto de Paula Luna e Susana Broglia Feitosa de Lacerda, publicou nesta sexta-feira (25) uma recomendação administrativa para o prefeito de Londrina, o secretário de Defesa Social, o comando da Polícia Militar e CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina). O texto é relativo a uma ação da Companhia de Choque da PM e da Guarda Municipal registrada na Rua Paranaguá na última quinta-feira (24).


Após as 22h, policiais e guardas municipais esvaziaram o local com balas de borracha e, segundo torcedores, agiram de forma violenta. Vídeos foram gravados mostrando momentos da ação em diferentes pontos da rua.


No texto, o MP reforça que no período de Copa do Mundo é natural que haja reunião de pessoas e comemorações nas ruas, não sendo diferente em Londrina. O MP esclarece que chegou uma notícia “amplamente divulgada pela mídia, de extrema violência policial na Rua Paranaguá no dia 24 de novembro de 2022, após o primeiro jogo do Brasil na Copa Mundial de Futebol, envolvendo Polícia Militar (inclusive CHOQUE e ROTAM), Guarda Municipal, perpetrada contra pessoas que permaneciam comemorando nas rua”.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda


Por conta disso, a recomendação administrativa pede que o prefeito Marcelo Belinati e o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, promovam as medidas necessárias para garantir a segurança e o não uso da violência contra as pessoas que estejam nas ruas em momentos de comemoração por conta dos jogos. O texto reforça para que isso ocorra “especialmente em locais de conhecido fluxo de pessoas, comércio e lazer, tais como a Rua Paranaguá e quaisquer outras que se assemelham”.


Também recomenda que o comando da Polícia Militar de Londrina realize abordagens policiais de forma humanizada, seguindo os padrões dos Direitos Humanos. Pede, ainda, que a CMTU que disponibilize lixeiras em locais públicos nas ruas de Londrina sempre previamente aos jogos da Copa do Mundo, especialmente em locais de grande fluxo como a Rua Paranaguá.


O texto também recomenda que a CMTU “promova a varrição das ruas prontamente após a finalização de comemorações nas ruas nos locais onde houve aglomeração de pessoas nas ruas”.


O MP pede o cumprimento imediato das recomendações e dá 24 horas para a comunicação das providências. Caso não se dê o devido cumprimento, pode haver responsabilidade civil e penal aos envolvidos.


A Prefeitura de Londrina recebeu a recomendação do MP e encaminhou para as providências dos órgãos responsáveis. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá