Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Operação AIFU é lançada para fiscalizar comércio e consumo de cigarros eletrônicos

03/02/23 às 19:32 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

No fim da tarde desta sexta-feira (3), foi retomada a Operação Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) para fiscalização de estabelecimentos, agora também com foco em cigarros eletrônicos. Ação, que contou com a Polícia Militar, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Ministério Público e Secretaria da Fazenda, teve início após recomendação administrativa do Ministério Público para coibir o consumo e comercialização dos produtos na cidade.


“A fiscalização partiu do pedido da promotora. Aqui a gente organizou uma ação integrada de fiscalização urbana a partir do 5º Batalhão. Então a gente faz a fiscalização ampla, na questão da segurança, de alvará, documentação, algum produto vencido e também, pelo pedido da promotoria, a questão dos cigarros eletrônicos”, explicou o tenente Bernardi.


A operação visa o cumprimento adequado da RDC nº 46, de 28 de agosto de 2009, que proíbe a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarros eletrônicos, entre outros nomes, que também foi mantida a proibição de uso pela ANVISA em 06/07/2022.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda


“Afeta a saúde como qualquer tipo de cigarro, contudo ele necessita de uma legislação específica que trate deles, por enquanto ele tá sendo tratado sem legislação e sendo utilizado de maneira indiscriminada em baladas, bares, vendido sem qualquer tipo de controle sanitário, por isso esse tipo de ação. A gente necessita de uma legislação mais específica que faça as delimitações que o caso requer”, disse o tenente.


A operação deve seguir até as 22h desta sexta-feira, mas será realizada durante outros dias até o fim do mês de fevereiro. “Esse tipo de operação com esse foco se iniciou hoje, nos próximos dias, com levantamentos e denúncias, a gente pode expandir para outros estabelecimentos. Mas na data de hoje os estabelecimentos que vendem esse produto e consumo interno”, acrescentou o tenente.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá