Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Operação Casa de Papel: 13 são denunciados por fraude em licitação

22/12/20 às 10:03 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa, Gepatria Londrina, ligado ao Ministério Público denunciou nesta segunda-feira (21), 13 pessoas investigadas na operação Casa de Papel. A ação também contou com a participação do Gaeco, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado. 

Segundo as investigações, ao menos a partir de 2013 e até 2020, empresários teriam constituído organização criminosa para fraudar licitações em cidades do Paraná. O crime contra as administrações públicas era praticado de forma reiterada, em benefício de empresas e particulares. O chefe da organização manteria vínculos com diversos agentes públicos e servidores com cargos estratégicos, responsáveis pelos procedimentos de licitação em diferentes municípios.

A denúncia apresenta sete fatos criminosos (fraudes a procedimentos licitatórios, falsificação ideológica e associação criminosa) cometidos pelo grupo, que usava também empresas de fachada e “laranjas” para alcançar seus propósitos.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Em sete anos, as empresas participaram de licitações de 14 prefeituras do Paraná: Arapongas, Cambira, Centenário do Sul, Colorado, Faxinal, Iguaraçu, Marilândia do Sul, Pitangueiras, Prado Ferreira, Rolândia, Sabáudia, Santa Inês, Santo Inácio e São Sebastião da Amoreira. Houve ainda, participação em processos de três Câmaras Municipais, Arapongas, Assaí e Astorga, e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região.

Entenda a operação
Em julho desse ano, Gaeco Londrina e Gepatria cumpriram sete mandados de busca e apreensão, sendo três em endereços de empresas em Curitiba e quatro em residências na capital, em Apucarana e em São José dos Pinhais.
Também houve determinação da justiça de Astorga, a suspensão de renovação de contratação com o poder público dos empresários investigados e empresas relacionadas a eles.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá