Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Operação Imperium: corrupção policial é foco de nova fase de investigações

16/09/21 às 07:21 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os policiais e promotores do Gaeco estão nas ruas para cumprir mais uma fase da Operação Imperium, nesta quinta-feira (16). 

Ao todo estão sendo cumpridos 17 mandados de buscas e outros três de medidas cautelares, sendo um policial civil e outras duas pessoas suspeitas de envolvimento no caso.

A ação investiga possível corrupção policial. Esta é a 5a fase da operação que foi deflagrada em maio deste ano, em uma investigação de um grupo criminoso suspeito de corrupção de agentes públicos e exploração de jogos de azar, como bingos e máquinas caça-níquel.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

LEIA TAMBÉM
Regalias a policiais civis presos e propina são investigadas pelo Gaeco

Na época, foram alvos das prisões temporárias cinco policiais militares, um policial civil e oito civis. Também foram aplicadas medidas cautelares a 11 pessoas, como comparecimento mensal, proibição de acesso e proibição de contrato). Os cinco policiais militares presos e os outros dois investigados foram suspensos da função pública. 

Em julho, em outra fase, uma pessoa foi presa e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos em um desdobramento em Ibiporã e Londrina. 

Entenda o caso
Iniciada em maio de 2020, pelo núcleo de Londrina do Gaeco e pela 2ª Promotoria da Auditoria Militar, a investigação apura existência de organização criminosa que atuaria a partir do município de Jataizinho, no Norte-Central do estado, e que contaria com a participação de policiais. 

São investigados os crimes de usura, lavagem de ativos e exploração ilegal de jogos mediante corrupção ativa e passiva (inclusive com fraude em máquinas de jogo, o que constitui crime contra a economia popular). Policiais supostamente ligados aos ilícitos são suspeitos de violação do sigilo funcional.

O nome da operação faz alusão ao município de Jataizinho, local em que se concentra parte das atividades criminosas investigadas e que, no século 19, recebeu uma visita do imperador Dom Pedro II.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá