Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

PF deflagra operação contra contrabandistas de cigarros na região de Londrina

18/11/22 às 08:56 - Escrito por Assessoria de Imprensa

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (18) a Operação Caramuru, com a finalidade de combater um grupo criminoso que atua no contrabando de cigarros na região de Londrina.


O objetivo da ação foi dar cumprimento a mandados de busca e apreensão na residência de integrantes do grupo identificados durante investigações iniciadas a partir da prisão em flagrante de outros membros da associação criminosa.


Os suspeitos atuavam no contrabando de cigarros vindos do Paraguai, com a utilização de veículos previamente preparados para o transporte, inclusive equipados com radiotransmissores instalados clandestinamente para a comunicação durante os deslocamentos.


Os investigados exerciam papel preponderante no fornecimento e preparação dos veículos e aquisição dos cigarros, bem como cooptavam motoristas dispostos a conduzir os veículos carregados com a mercadoria ilícita de cidades localizadas próximo à fronteira com o Paraguai até a região de Londrina.


O transporte era acompanhado pelos investigados, os quais atuavam como “batedores”, ou seja, viajavam à frente em outros veículos e alertavam os motoristas dos carros carregados com os cigarros sobre eventuais fiscalizações ou barreiras policiais.


A operação policial foi denominada “Caramuru” porque o grupo utilizava a via conhecida como Estrada Caramuru, que liga os municípios de Rolândia/PR, Cambé/PR e Londrina/PR pela zona rural, como estratégia para evitar abordagens da polícia.


Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, contrabando e desenvolvimento clandestino de atividade de telecomunicações, cujas penas, somadas, podem chegar a 12 anos de prisão.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá