Policial

PF faz operação contra contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro na região de Londrina

05 jul 2022 às 08:43

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (5) a Operação Parasitas, com a finalidade de combater um grupo criminoso que atua no contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro na região de Londrina.


O objetivo da ação foi dar cumprimento a 20 mandados de busca e apreensão, sendo 17 na região de Londrina, um em Maringá, um em Guaíra e um em Agudos, bem como a três mandados de prisão expedidos contra os líderes do grupo.


Durante as buscas, foram apreendidos documentos e outros materiais relacionados com a prática criminosa, bem como veículos adquiridos com o dinheiro proveniente do crime. Além disso, houve o bloqueio judicial de bens móveis e imóveis e de recursos financeiros mantidos nas contas dos investigados até o limite de R$ 15 milhões.


O modus operandi do grupo criminoso consistia na utilização de dados de pessoas físicas (“laranjas”) e jurídicas (“empresas de fachada”) para a movimentação financeira e registro de bens adquiridos com o produto da importação clandestina de cigarros de origem estrangeira.


Integrantes do grupo foram presos diversas vezes transportando cigarros paraguaios. O contrabando de cigarros, além de causar danos ao erário, também é gerador de uma série de consequências nocivas à sociedade, com reflexos diretos e graves na saúde pública. Por essa razão, a operação policial foi denominada “Parasitas”. 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá