Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

PM revista mulher negra acusada de furto em ônibus e carteira é encontrada com mulher branca

20/01/20 às 19:09 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Uma mulher negra teve a bolsa revistada por um policial militar dentro de um ônibus biarticulado, após ter sido acusada por um idoso de ter furtado uma carteira, porém o objeto foi encontrado com outra passageira, uma mulher branca. Toda a ação foi registrada em vídeo por uma passageira e rivalizou em uma rede social com um desabafo sobre racismo. O caso aconteceu na última quinta-feira (16) na linha Santa Cândida – Capão Raso, em Curitiba.

As imagens mostram o momento em que os policiais vão até a mulher negra indicada pelo idoso e revistam sua bolsa em busca da carteira furtada. Pouco tempo depois, outra passageira se aproxima dos policiais dizendo que viu o furto e que na verdade a autora do crime seria uma mulher branca. Os policiais se dirigem até a jovem acusada, pedem para outra mulher puxar um objeto de dentro da calça da suspeita e confirmam tratar-se da carteira furtada.

O objeto foi devolvido ao idoso e a suspeita foi encaminhada para a Central de Flagrantes.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Nota da PM

Em nota, a Polícia Militar afirma que a abordagem à passageira negra foi feita com o consentimento dela e que o caso “foi resolvido de forma rápida e eficaz”. O texto também diz que a corporação atua “independente de cor, raça ou gênero”. Leia na íntegra:

“Uma equipe da Polícia Militar foi acionada, em 16/01/2020, por volta das 14h20, na região central de Curitiba, quando estava em deslocamento pela travessa da Lapa, devido a um roubo/furto de uma carteira em um biarticulado, e prontamente agiu. Os policiais entraram no ônibus, fizeram uma avaliação imediata e abordaram quem as vítimas indicaram, conseguindo, assim, recuperar os pertences das vítimas idosas que, naquele momento, encontravam-se em situação de vulnerabilidade.

Os policiais resolveram a situação demonstrando que a PM é uma instituição absolutamente treinada, preparada e pode ser acionada sem nenhum formalismo, ou seja, até com um aceno de mão, atua no momento em que o problema está acontecendo e, com uma intervenção rápida,
conseguiu resolver o problema que se apresentava.

Independente de cor, raça ou gênero a PM atua com objetivo de salvaguardar vidas e proteger aqueles que, por ventura, encontrem-se vulneráveis ou necessitados de apoio da Corporação. A PM abordou, neste caso, uma mulher negra, que foi indicada pelas vítimas, mas fez a abordagem com o
consentimento dela, assim como abordou outra mulher, igualmente indicada no local.

No entanto, é importante lembrar que o caso foi resolvido de forma rápida e eficaz, por policiais de uma unidade de atuação em rodovia, mas que não se negaram a atender uma situação em perímetro urbano, uma vez que a PM pode atuar em qualquer região ou lugar do Estado, de maneira desburocratizada e objetivando a solução. A PM atua juntamente com a população e foi com informações de populares que conseguiu resolver esta situação e devolver os pertences ao cidadão, além de garantir a segurança para toda a comunidade que estava naquele ônibus.

A Polícia Militar, em sua doutrina de emprego operacional, processos de formação e qualificação profissional, não possui qualquer forma de distinção étnico-racista ideologicamente concebida e nem direciona ações e operações policiais militares que mirem afrodescendentes. O trabalho policial é atender a população em suas necessidades, e foi neste sentido que a equipe policial atendeu a ocorrência, após ser solicitada. Além de estar nas ruas para qualquer situação, a PM também pode ser acionada pelo 190 – telefone de emergência, além do APP 190 PR.”

Com informações e vídeo: BandaB

© Copyright 2023 Grupo Tarobá