Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Polícia Civil resgatou 400 animais no primeiro semestre na RMC

03/07/20 às 11:26 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) resgatou no primeiro semestre deste ano aproximadamente 400 animais que sofriam maus-tratos ou eram mantidos de maneira criminosa em cativeiros, em ações em Curitiba e na Região Metropolitana.

Do total de resgates, 80% foram de animais domésticos, como cães e gatos, além de cavalos. Nestes casos, eles são encaminhados para a Organização Não Governamental (ONG) O Protetor Independente, onde ficam disponíveis para adoção. Os outros 20% dos resgates são de animais silvestres, como cobras, tartarugas e algumas espécies de aves, que são levados para o Centro de Apoio à Fauna Silvestre da Prefeitura de Curitiba.

De janeiro a junho, a PCPR resgatou, em média, dois animais por dia. O número demonstra que a Polícia Civil do Paraná não diminuiu a intensidade de seus trabalhos de fiscalização e atuações especializadas, mesmo diante da pandemia do novo coronavírus.

Leia mais:

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Imagens flagram homem sendo assassinado após briga entre vizinhos em Santa Tereza do Oeste

A maioria dos cães resgatados não têm raça definida. No primeiro semestre houve 78 operações e somente três delas tiveram como alvo criadores. De acordo com o delegado da PCPR responsável pelas ações, Matheus Laiola, isso mostra que o principal alvo não é o criador, mas sim o bem-estar animal como um todo.

MAIS GRAVE - Apenas em uma das operações, em abril, a PCPR resgatou cerca de 80 cães em um canil clandestino em Bocaíuva do Sul, na RMC. “Esta foi a nossa maior ocorrência e houve uma força-tarefa para encaminhar os animais para recuperação e posteriormente para adoção”, relembra Laiola.

O delegado da PCPR diz ainda que, naquela ocasião, os policiais civis chegaram a encontrar animais mortos que estariam sendo servidos de alimento para outros cachorros. “Os cães estavam em péssimas condições, com feridas e até mesmo sujos de urina e fezes”.

No local também foram encontradas medicações usadas de forma inadequada e aplicadas pela própria tutora, sem qualquer especialização, documentação ou autorização para fazer isso. A mulher foi autuada em flagrante pelo crime de maus-tratos.

A ação contou com o apoio da Organização Não Governamental SOS 4 Patas, de médicos veterinários e o do Instituto de Criminalística.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá