Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Polícia elucida 57% dos homicídios ocorridos em Curitiba de janeiro a julho

20/09/19 às 18:20 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) elucidou 57% dos homicídios registrados na Capital nos primeiros sete meses desse ano. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, o aumento na eficiência policial para identificar os autores de assassinatos se deve, principalmente, ao emprego do serviço de inteligência para levantamento de dados relacionados a organizações criminosas, já que a maioria dos crimes são relacionados ao tráfico ou uso de drogas. O índice de solução de crimes em todo o ano de 2018 foi de 37%.

Dos 143 assassinatos ocorridos entre janeiro e julho desse ano em Curitiba, 82 já foram esclarecidos, ou seja, possuem autoria conhecida pela PCPR. A maioria (97,5%) dos suspeitos são homens – apenas dois autores identificados são mulheres. Entre as vítimas estão 10 mulheres e 133 homens.

A delegada da PCPR, Camila Cecconello, atrela a eficiência a diversos fatores, como dedicação dos policiais civis e serviço de inteligência. Porém, também destaca o trabalho de mapeamento e identificação de chefes de organizações criminosas, o que está determinando a rapidez na elucidação dos delitos. “ “Além da utilização de programas de inteligência, a gente foca em identificar os chefes de quadrilha de determinadas regiões que mandam matar ou matam as vítimas. Muitas vezes a pessoa é suspeita por diversos homicídios que estão sendo investigados ao mesmo tempo””, explica Camila.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

A partir da identificação dos suspeitos, a PCPR solicita a prisão à Justiça. A delegada afirma que a detenção dos criminosos é o fechamento de um ciclo de violência. “A partir da “prisão desses autores, que são chefes de organizações criminosas, elucidamos os crimes e prevenimos outros””, complementa.

Segundo ela, em geral, “os chefes desses grupos estão ligados ao tráfico de drogas e matam por domínio de território”. Dos 143 homicídios registrados nos primeiros sete meses do ano na Capital, 78% (110) estão relacionados ao tráfico ou uso de entorpecentes.

CRIMES ANTIGOS – De janeiro a julho de 2019, a Polícia Civil do Paraná também esclareceu 52 homicídios ocorridos em Curitiba entre 2010 e 2018. Desses, 34,6% (18) foram cometidos no ano passado. A secretaria estadual destaca que a eficiência na elucidação de assassinatos garante resposta à sociedade quanto às investigações.

A resolução de crimes “antigos” também melhorou o índice de elucidação de outros anos. No ano passado, 37% dos crimes registrados na Capital haviam sido solucionados até dezembro. Com a identificação de autoria de 18 assassinatos de 2018 durante os sete primeiros meses de 2019, o índice subiu para 42%. Foram registrados, ao todo, 185 homicídios no ano passado na Capital.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá