Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Polícia Federal deflagra operação “Rota Alternativa” de combate ao descaminho

22/05/20 às 09:23 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Polícia Federal cumpriu na manhã de hoje (22), dois mandados de busca e apreensão na cidade de Umuarama, com o objetivo de angariar elementos finais para o encerramento das investigações e confirmar existência de outros envolvidos e ilícitos praticados.

A investigação teve início após apreensão de mais de 500 quinhentos aparelhos de telefone celular tipo smartphones, na cidade de Alto Paraíso. A carga foi avaliada em mais de 300 mil reais.

Na ocasião, os eletrônicos eram transportados em um veículo ocupado por duas pessoas também residentes em Umuarama. Os criminosos teriam carregado o veículo na região de fronteira com o Paraguai e tinham como destino a cidade de Umuarama, interior do Paraná.

Leia mais:

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Imagens flagram homem sendo assassinado após briga entre vizinhos em Santa Tereza do Oeste

Com aprofundamento das investigações foi possível identificar o proprietário da valiosa carga de eletrônicos e constatado que ele inclusive estava atuando como “batedor” da carga na ocasião da apreensão.

O investigado, de 43 anos, residente em Umuarama, possui extenso histórico de autuações e apreensões de produtos importados ilegalmente, especialmente eletrônicos, tendo inclusive, nos últimos dias, conseguido fugir das autoridades alfandegárias após abordagem na região de fronteira. Na ocasião da fuga, abandonou o ocupante do veículo na fronteira e foi para o Paraguai.

Chama atenção a reiteração da prática criminosa mesmo durante o fechamento oficial da fronteira com o país vizinho como medida sanitária por conta da pandemia do Covid-19, o que demonstra ousadia dos criminosos.

A operação deflagrada nesta manhã foi batizada de “Rota Alternativa” por conta dos trajetos utilizados pelos criminosos para chegar até Umuarama com os ilícitos, vez que desviavam, em alguns casos, mais de 150 quilômetros a rota para fugir de eventuais fiscalizações ou atuações policiais.

O investigado responderá pelo delito de descaminho e associação criminosa e os objetos apreendidos encaminhados para Delegacia da Polícia Federal em Guaíra.


Comunicação Social da Polícia Federal em Guaíra/PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá