Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Polícia Federal faz alerta sobre golpe do "cartão clonado" em Cascavel

03/05/21 às 15:00 - Escrito por Ellen Santos
siga o Tarobá News no Google News!

O delegado da Policia Federal de Cascavel, Everton Manso concedeu um coletiva sobre golpes do cartão da Caixa econômica Federal, que vem sendo aplicados. Na semana passada a Polícia Federal fez um alerta sobre o golpe, no qual os criminosos ligam para as vítimas se passando por funcionários da agência, onde informam que o cliente teve o cartão clonado. Nesse momento eles pedem dados e enviam um suposto policial até a casa da vitima para buscar o cartão. Mas era nesse momento que o golpe era aplicado.

O delegado da Polícia Federal de Cascavel, Everton Manso concedeu um coletiva sobre o assunto.

Veja a nota da Caixa: 

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

A CAIXA informa que não recolhe cartões bancários de seus clientes, mesmo que inutilizados. Também não pede que o cliente transfira valores a terceiros, informe ou digite senhas. O banco orienta que os clientes desconfiem de ligações oferecendo motoboy para buscar o cartão na residência e não forneçam nenhuma informação. Caso o cliente desconfie de alguma ligação, importante desligar o telefone, procurar o seu gerente na agência ou retornar para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC): 0800 726 01 01. Importante reforçar que senhas e cartões são pessoais e intransferíveis.

 Mais dicas de segurança são disponibilizadas no portal de segurança da CAIXA, no endereço (http://www.caixa.gov.br/seguranca/Paginas/default.aspx), com o objetivo de alertar seus clientes quanto a golpes, seja por e-mails spam, sites falsos ou por telefone.

 Principais cuidados que devem ser tomados pelos clientes:

Não forneça senhas ou demais dados de acesso em outros sites ou aplicativos.

O cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber.

Desconfiar de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”.

Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.

Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.

A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.

A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar.

O cartão e a senha são pessoais e intransferíveis.

 O banco ressalta ainda que informações atualizadas sobre fraudes são regularmente repassadas para a Polícia Federal. A CAIXA atua conjuntamente com os órgãos da segurança pública na identificação de casos suspeitos e na prevenção das fraudes.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá