Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Polícia orienta jornalistas sobre cobertura em áreas de conflito

17/06/19 às 19:47 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Polícia Civil do Paraná promoveu na sexta-feira (14) a primeira edição do Curso de Orientação à Imprensa em Áreas de Conflito Armado, em Curitiba. Noções básicas sobre procedimentos policiais em locais de crime, atendimento pré-hospitalar de combate e instrução de tiro foram algumas das disciplinas ministradas no treinamento, que reuniu 20 jornalistas de veículos de comunicação paranaenses.

Para muitos profissionais foi uma oportunidade para conhecer e experimentar, pela primeira vez, o uso legal de arma de fogo.


POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO - Voltado a profissionais do jornalismo estadual, o curso integra a nova política de comunicação que a Polícia Civil implementa para aproximar o público externo da atividade policial. O treinamento iniciou pela manhã na ESPC e continuou à tarde no Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). Foram 12 horas de instruções, que envolveu ainda as disciplinas de procedimentos de detenção e controle, demonstração de armas, munições e equipamentos utilizados em operações.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

O delegado-geral Silvio Jacob Rockembach destaca que o curso tem papel fundamental no serviço prestado à sociedade. “A Polícia Civil e a imprensa trabalham com o mesmo objetivo, que é buscar a verdade. Então, o objetivo desse curso é garantir que os profissionais de imprensa possam exercer suas atividades com segurança. A Polícia está passando noções básicas para que eles saibam como se proteger durante os trabalhos de cobertura de operações policiais”, disse Rockembach.

O delegado-chefe do Cope, Rodrigo Brown de Oliveira, lembra que os repórteres muitas vezes são os primeiros a chegar no local de crime, já que fazem plantões noturnos para os veículos de comunicação e, por isso, oferecer treinamento é importante. “Queremos com esse curso que eles tenham experiência com situações de risco, armamento, explosivo e estejam mais preparados para atuar em situações de risco. A Polícia Civil tem como prestação de serviço a segurança e os jornalistas são o caminho que temos para chegar até à sociedade. Além disso, o curso traz mais sensibilidade para os jornalistas reportarem a notícia para a sociedade”, explicou.

Delegado-chefe da ESPC, Luiz Alberto Cartaxo, afirma que o propósito de aproximar o trabalho da imprensa ao da polícia foi atingido com qualidade durante o curso. “Sabemos que sempre que houver intervenção policial a imprensa estará cobrindo, então, quanto mais profissional e respeitosa for essa relação, mais teremos a apuração da verdade na investigação policial e na cobertura jornalística de crimes no Estado”, disse.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá