Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeito afastado e ex-presidente da Câmara são alvos de mandados em São Jerônimo da Serra

25/08/20 às 09:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

As casas do prefeito afastado e ex-presidente da Câmara de São Jerônimo da Serra foram apenas alguns dos locais onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (25) pelo Gaeco, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Londrina. Também houve buscas em casas e escritórios de ex-servidores e na residência de um advogado. 

Os mandados são cumpridos em São Jerônimo da Serra e em Sapopema no âmbito de operação que investiga crimes de associação criminosa, peculato e corrupção ativa e passiva. Ao todo, oito mandados de busca e apreensão foram autorizados pela Justiça. 

As investigações foram desencadeadas a partir da apreensão de um pen-drive que estava com prefeito afastado e onde foram encontrados indícios de desvios, ocorridos mediante a inserção de verbas complementares nas folhas de pagamento de servidores, com autorização destes, para que, posteriormente, fossem devolvidos e repassados a vereadores em troca da obtenção de apoio político ao gestor público. A investigação decorre da Operação Operação Dejà Vú, deflagrada em outubro de 2019 para apurar crimes de fraude em licitações, corrupção e falsidade ideológica.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Os mandados de busca e apreensão foram emitidos pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná e incluem a proibição de cinco investigados frequentarem a Câmara Municipal e ainda de manterem contato entre si.

Novas Tebas
Três mandados de busca estão sendo cumpridos, em Nova Tebas, também pelo MP e pelo Gaeco. As ordens estão sendo executadas na prefeitura e nas residências do prefeito e do secretário municipal de Planejamento. A Justiça também proibiu quatro empresários que são investigados por participação no esquema de frequentar a prefeitura, bem como de manterem contato entre si e com servidores do município. 

Além disso, foi determinada a proibição de empresas ligadas a eles de participarem de processos licitatórios.
São investigados os crimes de fraude licitatória, desvio de recursos e falsificação de documento, relacionadas à entrega pelo prefeito de uma motoniveladora do município que precisava de conserto.

O procedimento foi feito sem qualquer formalidade (havendo inclusive suspeita de que a máquina devolvida ao município não seria a mesma) e em nenhum momento houve preocupação com o controle do custo do serviço. Além disso, posteriormente, juntamente com outros servidores públicos, para legalizar o pagamento, o prefeito teria fraudado processo licitatório, recorrendo a três empresários de Londrina, cujas empresas já estavam envolvidas em outras fraudes licitatórias.

ENVIE SUGESTÕES, NOTÍCIAS, FOTOS OU VÍDEOS PARA NÓS ATRAVÉS DO WHATSAPP DO TAROBANEWS (43) 99995-1367 E PARTICIPE DO GRUPO PARA RECEBER O RESUMO DE NOTÍCIAS DO DIA CLICANDO AQUI.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá