Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Presas da Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu vão produzir os próprios lençóis e toalhas de banho

21/09/19 às 12:23 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Um projeto desenvolvido entre o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) e o Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu vai permitir a produção de lençóis e toalhas de banho para atender a demanda prisional da unidade feminina, na fronteira.

O Conselho da Comunidade entregou mais de 900 metros de tecidos para a confecção de 500 lençóis e 500 toalhas de banho.

A produção será realizada dentro da própria unidade, no Setor de Costura, onde atualmente 10 presas trabalham. Além da capacitação profissional, elas ainda são beneficiadas com a remição da pena. A cada três dias trabalhados um é descontado do tempo de condenação.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Uma das internas recebeu a capacitação e atua como multiplicadora, ensinando as outras sobre as especificidades da linha de produção.

“O Conselho da Comunidade é um dos maiores parceiros do Depen. Quase todas as atividades, hoje, desenvolvidas com as presas de Foz do Iguaçu, são por meio de parcerias com o Conselho. Dessa forma, possibilitamos que ocorra a ressocialização”, explica a diretora da PFF UP, Cláudia Grignet Fardoski Souto.

Cerca de 600 metros de tecidos serão usados para a produção dos lençóis. Já os outros 350 metros, são para a confecção das toalhas de banho. Além disso, o Conselho da Comunidade também forneceu, às presas, 20 rolos de linha de seda para a produção de artesanato e outros 40 rolos de fios para crochê.

Para a presidente do Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu, Juraci Helena Audibert, o aprendizado e o trabalho são formas de promover a ressocialização.

“Quando há ocupação do tempo livre com alguma atividade, como no caso da costura, entendemos que as presas estão tendo a oportunidade de adquirir conhecimento, qualificação e recuperação para que voltem melhores à sociedade”, conta.

As presas do Setor de Costura da PFF UP, também são responsáveis pela produção dos uniformes prisionais que atendem toda a demanda carcerária de Foz do Iguaçu.

Marcos Marques, coordenador regional do Depen, destaca a importante parceria entre o Sistema Penitenciário e o Conselho da Comunidade.

“Muito gratificante a união do Conselho da Comunidade com as unidades de Foz do Iguaçu, sempre amparando nas doações para o preso e para a estrutura das penitenciárias. O Conselho tem nos ajudado com medicações que a rede pública não pode fornecer, além disso, tem amparado o preso que é de outra cidade, fornecendo a passagem dele, quando este deixa o sistema por meio de alvará”, conta.


Doações

O Conselho da Comunidade também repassou ao Sistema Prisional de Foz do Iguaçu, uma doação de três aparelhos de ar condicionado, armários, telefones, cadeiras e outros móveis necessários para as atividades rotineiras das unidades.

Fonte: Depen

© Copyright 2023 Grupo Tarobá