Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Problema antigo: lotação é quase seis vezes a capacidade em delegacia de Ibiporã

02/09/19 às 12:22 - Escrito por Ticianna Mujalli
siga o Tarobá News no Google News!

Ao menos 10 pedidos de transferência de presos foram feitos, nos últimos três anos, para tentar alivia a superlotação da Delegacia de Ibiporã. O último pedido foi enviado na semana passada, após o registro de mais uma fuga. Ao todo, 51 presos conseguiram escapar por um buraco no teto. Ainda não houve resposta do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná, órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública do Estado.

O problema da superlotação é uma constante no local. A cadeia, construída na década de 80, tem foi projetada e tem capacidade para 36 pessoas, mas estava com mais de 190 detentos dividindo o mesmo espaço. Segundo o delegado, pelo menos metade dos presos que estão ali tem condenação e deveriam ter sido transferidos para penitenciárias, mas continuam no espaço reservado apenas para presos que aguardam término de flagrante. “O pedido não estipula o número certo de detentos a serem levados a outras instituições prisionais, apenas solicita a remoção”, aponta o delegado Vitor Dutra.

Do total dos fugitivos, oito foram recapturados e dois morreram em confronto com a polícia. Os reparo, como o fechamento do buraco no telhado, foram feitos. A expectativa de acordo com o delegado é tentar começar a obras de reforço da estrutura do telhado da carceragem pra evitar novas fugas.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Londrina e região, Michel Franco, a lei de execução penal é clara: o preso provisório deve ficar em uma cadeia pública, como a Casa de Custódia de Londrina e os condenados em penitenciárias como PEL I e a PEL II.

“A ilegalidade começa aí. Cumprindo a lei de execuções penais. Não deixando presos condenados e provisórios em carceragens de delegacias.  A delegacia serve para prestar serviço para a população e não para ser um barril de pólvora prestes a explodir”, aponta.

Franco alega ainda para o estado é cômodo ter preso em delegacia. “Eles custam a metade do preço que se estivessem em penitenciarias”, informa. Segundo dados do Tribunal de Contas do Estado, TCE, os gastos para manter presos em penitenciárias se aproximam a R$ 3 mil/mês por detento.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá