Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Protesto marca chegada de autoridades em visita a PEC

20/11/17 às 13:29 - Escrito por Antonio Mendonça
siga o Tarobá News no Google News!

Uma comitiva formada por integrantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil esteve presente na tarde desta quinta-feira (20), na Penitenciária Estadual de Cascavel.

O Juiz da 4ª Vara de Execuções Penais Paulo Damas também participa da visita que tem como intuito averiguar e avaliar as condições dos presos após a rebelião que, segundo o Departamento Penitenciário (Depen), destruiu 80% da cadeia.

A visita estava programada para a última sexta-feira (17) mas, segundo os advogados, precisou ser adiada por falta de segurança.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Os detentos estão sem receber visitas de familiares ou advogados. A decisão foi tomada pelo Depen devido à falta de segurança no presídio durante as obras de reconstrução.

Durante a chegada das autoridades as famílias dos detentos realizaram um protesto na entrada de acesso a penitenciária pedindo por informações da situação dos presos.  


Rebelião

A Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) passou por uma rebelião que durou 48 horas e destruiu 70% da estrutura do presídio. O motim foi organizado por integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) que mantiveram detentos de outra facção e dois agentes penitenciários como reféns. Segundo Cartaxo, o objetivo do PCC era eliminar quatro presos.

Um dos funcionários da penitenciária foi resgatado ainda no primeiro dia. Um preso foi decapitado. Ele seria líder da facção “Máfia Paranaense” e já estava jurado de morte pelo PCC.

Segundo a Sesp, a rebelião foi motivada por uma briga entre facções e os presos não fizeram exigências. De acordo com a secretaria, o presídio de Cascavel abrigava 980 detentos. A capacidade da penitenciária é para 1.160 presos.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá