Policial

Uma semana antes da tragédia, delegado pediu remoção de presos à justiça

18 ago 2020 às 12:24

Uma semana antes das mortes registradas na cadeia de Ibiporã, o delegado Vitor Dutra, responsável pela delegacia, enviou um oficio à juíza da Vara Criminal da cidade informando a situação do local. Com data de 12 de agosto, o documento informava ainda sobre a situação de superlotação. O local projetado para abrigar 36 detentos estava com 135. Dutra descreve ainda que havia risco de fugas e arrebatamentos na instituição. O delegado também fez o pedido de transferência de condenados ou que já tem direito de algum benefício. O número não foi divulgado.

Não houve transferências. Na noite desta segunda-feira (17), após uma briga entre presos, seis acabaram mortos. Segundo o perito da criminalística, José Denílson, a causa da morte deles ainda vai ser analisada pelo Instituto Médico Legal, mas havia lesões aparentes na cabeça e no corpos de violência antes de os corpos terem sido queimados.

LEIA MAIS 

“Encontramos lesões nas cabeça, provavelmente feitas por barra de ferro e algumas feitas por estocadas. A carbonização era parcial”, aponta.  

Segundo o delegado, um inquérito vai ser instaurado para apurar o que aconteceu. Ao menos 15 transferências são esperadas para esta terça, mas ainda falta a liberação por parte do Depen. “Conseguimos salvar outros presos. Agimos de forma rápida e fizemos a liberação da parte do fundo evitando que outros ficassem intoxicados. Vai ser feita uma nova perícia no prédio. Mas acreditamos que não houve danos na estrutura do prédio”.

Confira o documento clicando aqui

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá