Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vereadora sugere que posto abandonado seja sede policial

15/10/19 às 19:03 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A equipe da Tarobá, recebeu a informação de que uma vereadora de Foz do Iguaçu, Inês Weizemann, propôs hoje (15), que o primeiro posto mostrado na reportagem, da Avenida Tancredo Neves, que segundo a nota, está abandonado há mais de 20 anos, tenha o terreno doado pela prefeitura de Foz do Iguaçu pra a Secretaria Estadual de Segurança Pública. A ideia é que no local seja instalado a Companhia de Turismo da Polícia Militar, mas com espaço para a bases da Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guarda Municipal. O projeto ainda deve ser apresentado nos próximos dias.


Confira a íntegra da nota enviada:

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em atenção ao pedido de informações realizado pela TV Tarobá a respeito da situação de abandono de alguns postos de combustíveis em Foz do Iguaçu, vem por meio desta informar sobre sua atuação neste contexto.  

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Ao Município de Foz do Iguaçu foi designada a atribuição de licenciar postos de combustíveis a partir da publicação da Resolução CEMA nº 88, em 27 de agosto de 2013. Entretanto, na ausência de legislação municipal que regulamentasse o licenciamento, e por possuir equipe técnica mais capacitada para tal, o Instituto Ambiental do Paraná, órgão licenciador estadual, seguiu responsável por esta ação até o ano passado. Somente a partir de novembro de 2018 a Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou efetivamente a análise de processos e emissão de licenças ambientais para postos de combustíveis que iniciassem suas atividades a partir de então.

Dessa forma, desconhecemos que hajam estabelecimentos desta natureza em situação de abandono que tenham passado por licenciamento ambiental na esfera municipal, razão pela qual a SMMA não tem acesso a informações detalhadas sobre os mesmos. Da mesma forma, esta Secretaria não realiza a fiscalização destes empreendimentos, pois de acordo com o art. 17 da Lei Complementar nº 140/2011, “compete ao órgão responsável pelo licenciamento ou autorização, conforme o caso, de um empreendimento ou atividade, lavrar auto de infração ambiental e instaurar processo administrativo para a apuração de infrações à legislação ambiental cometidas pelo empreendimento ou atividade licenciada ou autorizada”.

Ressalta-se que é obrigação solidaria do proprietário do estabelecimento (prédio físico) e dos antigos sócios e administradores do empreendimento (empresa desativada), requerer a baixa da licença ambiental junto ao órgão emissor. E que é um dos requisitos para esta baixa, a resolução do passivo ambiental, que inclui medidas como retirar tanque, descontaminação da área entre outras medidas pertinentes descritas na licença.


A reportagem da TV Tarobá, continuará acompanhando a questão.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá