Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vídeo: presos da PEL 2 reclamam de surto de Covid; direção nega

29/12/20 às 09:41 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Presos da Unidade 2 da Penitenciária Estadual de Londrina, PEL 2, divulgaram um vídeo em que reclamam de um suposto contágio de coronavírus na unidade. Eles apontam que muitos presos estão com Covid-19 e até tuberculose. Algumas galerias estão isoladas para evitar um surto ainda maior. 

"Atendimento médico que nos pede aí, eles vêm com dipirona. Pedimos uma atenção pro senhor e um atendimento médico melhor aqui na PEL 2. Não tem atendimento, não".  O pedido é feito para o coordenador regional do Depen, Departamento Penitenciário do Estado do Paraná, Reginaldo Peixoto. 

Outro detento ainda questiona: "Cadê os diretos humanos nossos, aí?".  Ao fundo, é possível ouvir alguns presos tossindo. 

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Os presos reclamam que a Covid-19 apenas entrou na cadeia por causa dos agentes penitenciários. Até o momento 14 foram testados positivos para a doença e 49 detentos tiveram o diagnóstico confirmado da doença. "A gente quer puxar a cadeia, nós errou, nós vai pagar. Mas nós quer pagar dignamente". 

O vídeo também é endereçado ao juiz da Vara de Execuções Penais, Katsujo Nakadomari. Os presos pedem mais atenção aos detentos 'com idade avançada e com doença crônica'. "A gente só pede que uma vez ao dia eles [os agentes penitenciários] espirrem álcool na nossa mão", comenta outro detento. "A gente só quer uma atenção. A gente quer pagar sem vírus", grita outro ao fundo. 

Outro integrante do grupo reclama que os guardas não estariam usando máscara e que também não teria máscara para os detentos doentes. "Tá todo mundo ruim, com uma febre do c****, passando frio embaixo das cobertas e não fazem nada". 

Segundo o coordenador regional do Depen, Reginaldo Peixoto, os presos diagnosticados com Covid-19 estão em uma área isolada na penitenciária, para evitar um surto ainda maior. Ele nega a situação relatada pelos presos no vídeo. "Estou averiguando a situação, mas acredito não retratar a realidade. Estamos dando o atendimento necessário, inclusive com o termo do isolamento. Os presos também estão saindo para o banho de sol com frequência. Os doentes são acompanhados diariamente. O isolamento de 14 dias recomendado pela saúde terminou ontem (28/12)", responde. 

Outro pedido feito pelos presos é que sejam realizados exames nos detentos que apresentam sintomas da doença. O diretor explica que isso já acontece e que seria complicado testar todos ao mesmo tempo. "Esse é o protocolo. Estamos usando ele desde março. Se fossemos testar com frequência, teríamos que testar todas as pessoas, inclusive as que vivem aqui fora, semanalmente. O importante é a prevenção", finaliza

Peixoto não soube explicar como o celular entrou na unidade e ressaltou que vistorias são feitas com frequência. "Fazemos com frequência, mas infelizmente acabou ficando esse". 

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá