Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Violência contra a mulher: medidas protetivas podem salvar vidas

03/03/23 às 17:13 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O caso da mulher que foi agredida pelo ex-companheiro, na quinta-feira (2), em Londrina, levantou indagações sobre como uma vítima pode agir em situações similares. Segundo a advogada especialista em direito da mulher, Jéssica Hannes, uma alternativa frequentemente eficaz de proteção é a solicitação de uma medida protetiva.


O mecanismo, segundo a advogada, inibe os agressores, na grande maioria dos casos. "Temos dados que mostram isso. Em casos que a medida protetiva não barra atitudes violentas, a mulher precisa continuar denunciando. Até porque se ela está com medida protetiva e o homem descumpre, isso é crime", afirmou.


Para fazer a solicitação, a mulher precisa procurar a Delegacia de Polícia mais próxima e contar a violência sofrida. Um boletim de ocorrência será registrado e, se a mulher solicitar a medida protetiva, a autoridade policial irá passar o pedido a um juiz.

Leia mais:

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Imagens flagram homem sendo assassinado após briga entre vizinhos em Santa Tereza do Oeste


Outra possibilidade é acionar a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Londrina, que pode fazer prisões em flagrante. O número da Central de Emergência é o 153.


Hannes alerta que por diversas vezes, a mulher não percebe que está sendo vítima de violência doméstica e parentes e amigos podem orientá-la. “Acho que a gente tem essa coisa de se culpabilizar por tudo, mas esses comportamentos não são culpa da mulher. Seja qual for o motivo, se existem ameaças, isso demonstra que alguma coisa está errada. A mulher precisa ficar atenta e saber que a medida protetiva não vai ‘sujar’ os antecedentes criminais do agressor, só visa protegê-la”, explicou.


Caso a mulher precise de ajuda psicológica, pode procurar o Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CAM. “Eles têm um atendimento muito bom”, completou a advogada.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá