Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

12 vereadores de Londrina pretendem disputar as eleições de 2022

03/05/22 às 20:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Ao todo são 12 vereadores de Londrina que pretendem disputar as eleições para deputado estadual ou federal. É mais que o dobro da eleição de 2018, quando cinco vereadores concorreram ao pleito. Pelo calendário do Tribunal Superior Eleitoral, o prazo para registro das candidaturas é de 20 de julho a 5 de agosto.

Para concorrer, o vereador não precisa se desincompatibilizar do cargo. Se perder a eleição, volta a ocupar a cadeira na Câmara Municipal. Se vencer, assume como deputado, mas não conclui o mandato de vereador.

Os motivos para que sejam pré-candidatos é querer aumentar a representatividade de Londrina no Congresso e na Assembleia Legislativa, dar destaque a pautas específicas como o esporte e a causa animal e atender a estratégia traçada pelas legendas a que pertencem.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Os vereadores Deivid Wisley (Pros), Eduardo Tominaga (PSD), Jessicão (Progressistas), Lenir de Assis (PT) são pré-candidatos a deputado federal.

A vereadora Mara Boca Aberta (Pros) também pretende disputar a uma vaga no congresso nacional. A confirmação da candidatura dela dependerá da definição de quem vai concorrer às eleições para o governo do estado.

Sete vereadores devem pleitear uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná. Quatro são do progressistas: Nantes, Matheus Thum, Daniele Ziober e Madureira.

Os outros três são: Jairo Tamura (PL), Giovani ,Mattos  (PSC) e Emanoel Gomes do Republicanos.

Para o professor de ética e filosofia política, a maioria das pré- candidaturas são inviáveis, mas podem servir para reforçar a imagem daqueles vereadores que estão de olho nas eleições municipais de 2024.

"Temos 12 partidos normalmente pequenos, portanto, os vereadores não têm estrutura financeira e apoio de seus partidos e muito menos uma envergadura maior para viabilizar uma candidatura que demanda de 30 a 40 mil votos. A maioria dos vereadores visam reforçar a sua imagem perante o eleitorado, ocupar espaço de mídia e antecipar as eleições de 2024, se apresentando aos eleitores para criar um vínculo ou fortalecer o que já é existente", afirma Elve Cenci.

Se essas pré-candidaturas se confirmarem ainda há o risco da diluição dos votos, fazendo a cidade perder representatividade política. Isso pode significar menos recursos e menor poder de pressão em defesa dos interesses da região. O ideal seria concentrar o apoio em um número menor de candidatos.

"Hoje temos dois deputados federais e três estaduais e quase 600 mil habitantes. Cascavel tem pouco mais de 300 mil habitantes e tem dois deputados federais e três estaduais e Maringá tem quatro deputados federais e quatro estaduais. Quando se analisa a proporção de eleitos, nós com a diluição de candidaturas e de votos, perdemos representatividade, ou seja, a nossa força política fica fragilizada", analisa o professor de ética e filosofia política. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá