Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

'A Lava Jato atingiu a sua maturidade', diz procurador

27/07/17 às 17:25 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O procurador da República Athayde Ribeiro Costa, que integra a força-tarefa do Ministério Público Federal na Operação Lava Jato, disse nesta quinta-feira, 27, que a Polícia Federal precisa ser "fortalecida" para dar continuidade às investigações sobre o maior escândalo de corrupção no País. Ele atribuiu ao ministro da Justiça Torquato Jardim medidas que levaram à "diminuição do efetivo" da PF.

"O ministro anterior, Alexandre de Moraes, se comprometeu a fortalecer a Lava Jato. O atual ministro não fez movimento no mesmo sentido, sequer consultou a força-tarefa sobre o quanto de investigação tinha e o quanto de necessidade de efetivo havia", disse Athayde, durante entrevista coletiva sobre a Operação Cobra, 42ª fase da Lava Jato deflagrada nesta quinta-feira, 27, que prendeu o ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine, por suspeita de recebimento de propina de R$ 3 milhões da empreiteira Odebrecht.

"É importante pontuar que o Ministério Público Federal quer fortalecer a Polícia Federal", insistiu o procurador. "É preciso que a polícia investigue e a diminuição do efetivo é uma responsabilidade do ministro da Justiça e da direção geral da Polícia Federal."

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Athayde argumentou que o antigo chefe da Justiça, Alexandre de Moraes, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), havia se comprometido com a Lava Jato. "Quando no cargo (de ministro da Justiça), Alexandre de Moraes visitou a força-tarefa em Curitiba e se comprometeu a fortalecer a Lava Jato."

"A Lava Jato está no auge da sua maturidade e, para o Ministério Público está claro que ela é prioridade", afirmou o procurador. "É assim com o dr. Rodrigo Janot (atual procurador-geral da República) e, certamente, o será com a dra. Raquel Dodge (futura chefe do Ministério Público Federal)."

Na mesma entrevista, o superintendente da Polícia Federal no Paraná, delegado Rosalvo Ferreira, disse que não houve o fim da força-tarefa da Lava Jato. "Fizemos uma reestruturação, decisão puramente administrativa que colocou o grupo Lava Jato sob a estrutura da Delegacia de Combate à Corrupção e Desvios de Verbas Públicas", declarou Rosalvo. "Em nenhum momento houve a extinção do grupo, pelo contrário, houve reestruturação e também não houve diminuição do efetivo."

À tarde, o ministro Torquato Jardim, em entrevista coletiva, disse que as críticas do procurador são infundadas. Ele declarou que não fez nenhum gesto de crítica ou desapreço à Lava Jato.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá