Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

'A solução para o crime não pode ser abrir as portas da prisão', diz Moro

16/05/19 às 11:55 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) defendeu o endurecimento no combate ao crime violento. Em sua conta no Twitter ele escreveu que "a solução não pode ser a impunidade de quem viola a lei, mata, rouba propriedade privada ou desvia dinheiro público".

Moro voltou a defender enfaticamente seu projeto anticrime e a persistência no ataque às organizações criminosas. "Não se pode ser leniente com crimes violentos, crime organizado ou com corrupção. Esse é o espírito do projeto de lei anticrime."

Moro rechaçou com veemência os críticos de seu projeto, que defendem um sistema carcerário menos rígido. Ele fez uma comparação sobre gastos do Tesouro com presos e criminosos em liberdade.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

"Ouço muito que prender custa caro. Que o preso custa muito para o Estado. É verdade, mas quanto custa um criminoso perigoso solto?" Ele recomenda: "a solução para o crime não pode ser abrir as portas da prisão em um sistema já leniente. O raciocínio não fecha."

Moro destacou que lideranças de organizações criminosas armadas estão começando a cumprir pena em presídios federais de segurança máxima. O ministro ressaltou que "um dos objetos do projeto anticrime é retirar de circulação, com o devido processo, o criminoso perigoso".

"Criminosos habituais, reincidentes e condenados por crimes graves como corrupção ou roubo com arma de fogo começarão a cumprir pena em regime fechado."

O ministro classifica as sugestões como "medidas simples e eficazes contra o crime". "Enfrentar a criminalidade demanda políticas variadas, como sociais e urbanísticas. Restaurar, por exemplo, vizinhanças degradadas tem relevância. Mas tirar o criminoso perigoso de circulação é também importante."

O ex-juiz argumenta: "membros de grupos criminosos organizados só podem obter benefícios durante o cumprimento da pena, como progressão de regime, se saírem da organização."

O ministro prega que "condenado por crime hediondo com morte tem que cumprir pelo menos três quintos da pena em regime fechado antes de pleitear regime menos rigoroso e só se for constatado que está apto a voltar ao convívio social"."Acaba com as 'saidinhas' para condenados por crimes hediondos", diz.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá