Política

Ação popular pede devolução de salários de vereadores afastados

04 fev 2019 às 13:48

Dois deputados da região entraram com pedido na justiça para a suspensão dos pagamentos e a devolução dos salários dos vereadores afastados Rony Alves (PTB) e Mario Takahashi (PV). Os autores da ação são o deputado federal Emerson Petriv (PROS), conhecido como Boca Aberta, e o deputado estadual Matheus Viniccius Petriv (PRTB), o Boca Aberta Júnior. 

Afastados, mas recebendo salário

No pedido, os deputados alegam que o prejuízo aos cofres públicos ultrapassa os R$ 335.400,00, sendo que R$ 167.700,00 foram pagos a cada vereador, desde o afastamento das funções, mas com a manutenção dos pagamentos de salários. Os parlamentares alegam que o povo de Londrina estaria sendo prejudicado. A ação foi protocolada nesta segunda-feira (4) e será julgada pelo juiz Marcos José Vieira da 1ª Vara da Fazenda Pública de Londrina. Não há prazo para a justiça responder. 

Rony e Takahashi estão impedidos de exercer as funções parlamentares desde 24 de janeiro de 2018, por determinação judicial. A dupla é acusada de fazer parte de um esquema criminoso que cobrava propina para alteração do zoneamento da cidade. A suspeita é que eles sejam os “cabeças” do esquema que foi investigado pelo GAECO que deflagrou a Operação ZR3.

A justiça recebeu a denúncia, e 13 pessoas viram réus por esquema de corrupção para mudanças de zoneamento em Londrina. Os fatos apurados teria acontecido entre 2013 e 2017.

(Reportagem: Ticianna Mujalli)

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá