Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Aécio defende que PSDB mantenha apoio a Temer em discurso de retorno ao Senado

04/07/17 às 17:55 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Afastado de suas funções parlamentares há mais de um mês, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) retomou nesta terça-feira, 4, seu mandato com um duro discurso contra as denúncias das quais é alvo. No plenário do Senado, defendeu ainda que o PSDB mantenha o apoio ao governo do presidente Michel Temer que, "apesar das adversidades, continua a liderar" as reformas em discussão no Congresso.

"Retorno com o firme propósito de continuar trabalhando para permitir que o Brasil possa superar suas enormes dificuldades", afirmou Aécio, lembrando que ele, na condição de presidente do partido, condicionou o apoio ao governo à pauta das reformas trabalhista e da Previdência.

Ao tratar das acusações, Aécio voltou a negar ter cometido qualquer irregularidade ao pedir R$ 2 milhões a Joesley Batista, da JBS. A conversa foi gravada pelo empresário, que mais tarde firmou acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República. O senador afirmou tratar-se de um "negócio entre particulares" e o dinheiro, que seria emprestado, serviria para pagar gastos com advogados. "Não cometi crime algum. Não aceitei recurso de origem ilícita, não prometi vantagem indevida a quem quer que seja", disse Aécio. "Fui vítima de uma armação, de um bandido confesso."

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Após a divulgação da delação, no dia 18 de maio, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que ele ficasse afastado do Senado. A decisão, porém, foi derrubada na sexta-feira passada pelo ministro Marco Aurélio Mello.

O tucano também criticou a divulgação de conversas suas em que pede ajuda ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para aprovar a lei de abuso de autoridade e também na que critica o então ministro da Justiça, Osmar Serraglio. "No dia em que não pudermos mais o direito ao contraditório, teríamos perdido o essencial: a liberdade que cada um tem de exercer sua opinião."

Antes de Aécio discursar, uma situação inusitada causou embaraço entre os senadores no plenário. A sessão era comandada pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que tocou a campainha para que Aécio começasse a falar. A campainha, então, disparou por cerca de cinco minutos. Aécio, que já estava a postos na tribuna, desceu e esperou até que o problema fosse resolvido. Após o discurso, o senador participou de votação no plenário sobre a indicação de autoridades.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá