Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Alckmin apresenta equipe de educação e cita meta de elevar 1% do PIB

24/05/18 às 19:25 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O pré-candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB), apresentou nesta quinta-feira, 24, a equipe que irá formular seu plano de governo na área da educação. O tucano chamou Maria Helena Guimarães de Castro, que deixou a secretaria executiva do Ministério da Educação no início do mês, para coordenar o programa no setor. Também integram o grupo o ex-secretário de educação do Rio de Janeiro na gestão Sérgio Cabral, Wilson Risolia, e a empresária Ana Maria Diniz, uma das fundadoras do movimento Todos Pela Educação.

Uma das metas de um eventual governo seria levar o País a galgar posições no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que avalia o desempenho de estudantes em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. O Brasil ocupa hoje a 60º posição em um ranking de 76 países elaborado pelo Pisa.

Ganhar 50 pontos no ranking, disse Ana Maria, faria o PIB brasileiro crescer em 1%. Alckmin destacou que a meta estará dentro de sua promessa de dobrar a renda dos brasileiros. O prazo para alcançar o objetivo ainda está sendo estudado pela equipe do tucano. "Não tem uma bala de prata, tem um conjunto de iniciativas para melhorar a educação básica e levar a ganhos de produtividade", comentou quando questionado sobre o que fazer para atingir a meta. A reforma tributária e uma "agenda de competitividade" estariam integradas às medidas do governo, acrescentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Alckmin defendeu a reforma do ensino médio feita pelo presidente Michel Temer. "Eu gostei da reforma", citou. Integrante da equipe do MEC quando a proposta foi implementada por medida provisória, Maria Helena negou que a reforma tenha sido feita sem diálogo com a sociedade, já que Temer não enviou um projeto ao Congresso. "Se tem algo que foi muito debatido no País foi como fazer para mudar o ensino médio", afirmou, citando projetos de lei apresentados desde 1998.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá