Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Alckmin já se equilibra entre dois palanques

20/03/18 às 09:40 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Um dia após o prefeito João Doria vencer as prévias do PSDB para ser o candidato tucano ao governo de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin fez nesta segunda-feira, 19, seu primeiro gesto de apoio ao tucano, mas também distribuiu afagos ao vice-governador Márcio França, que vai disputar o Palácio dos Bandeirantes pelo PSB.

Questionado se pedirá votos para Doria e França ao mesmo tempo, Alckmin desconversou e disse que a campanha começa apenas em agosto. O governador ficou neutro nas prévias e não participou da festa de vitória de Doria na sede do PSDB na capital, no Domingo.

"O candidato do meu partido será o João Doria, portanto estaremos juntos", disse Alckmin a jornalistas após participar de um evento na sede do governo. Sobre França, afirmou que o vice está preparado para assumir o governo de São Paulo. "São quatro anos nos acompanhando. A candidatura é extremamente legítima." França assumirá o governo em abril, quando Alckmin deixará o cargo para ser candidato à Presidência.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

O governador esteve ao lado do vice em evento de assinatura de convênios com cerca de 100 prefeitos do Estado. Alckmin voltou a falar do quadro de fragmentação partidária no País, que permite o duplo palanque em São Paulo, e não respondeu por que não foi ao ato de comemoração da vitória de Doria.

Ao ser anunciado para discursar, França foi bastante aplaudido e saudado como "nosso governador". O secretário da Saúde, David Uip, disse que o pessebista tem "total competência" para assumir o governo.

Farpas

O vice-governador reagiu nesta segunda à entrevista de Doria ao jornal O Estado de S. Paulo na qual o tucano afirmou que França está alinhado com a "extrema esquerda", enquanto ele estaria "em outro campo". "Acho que esse é um discurso atrasado, mais para o passado do que para o futuro. O problema do Doria é não cumprir a palavra. Ele não tem palavra. Isso inibe as pessoas de terem confiança nele", disse.

França afirmou ainda que o governador "já fez a escolha" quando o convidou para ser vice. "Ele sabia que iria sair e que eu ficaria no lugar dele. De certa forma (Alckmin) já escolheu quem gostaria que os paulistas tivessem como governador."

O vice disse que ajudou a eleger Doria prefeito em 2016 e que a diferença entre os dois está em "cumprir a palavra". "Não quero dizer que ele não seja competente. Ele é, mas na medida em que ele não cumpre a palavra, as pessoas ficam desconfiadas e acho que isso vai ter uma consequência grande para ele." França afirmou que a campanha vai ser feita "com respeito", a Doria. "Mas não tira a marca: a palavra não cumprida."

Nesta segunda, Doria minimizou a ausência de Alckmin nas prévias. "A primeira ligação que recebi foi a do governador Geraldo Alckmin me cumprimentando e dizendo: 'Agora juntos. A sua candidatura é a candidatura do PSDB'", afirmou.

Ao se referir a França, Doria repetiu que o vice está do lado oposto ao seu. "Seu partido, o PSB, está alinhado com o PT no Norte e Nordeste, defendendo Lula e os outros criminosos do PT. Nosso campo é distinto." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá