Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Amepar decide apoiar reabertura do comércio com restrições

09/04/20 às 15:12 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em reunião realizada hoje ( 9) de manhã na sede da Associação dos Municípios do Médio Paranapánema – AMEPAR, em Londrina, ficou definido que a entidade apoia a flexibilização da abertura do comércio e indústrias  e recomenda aos municípios  a adoção de restrições rígidas para quem for funcionar.  

O presidente da AMEPAR e prefeito de Arapongas,  Sérgio Onofre, esclarece que  a falta de consenso nos Ministérios Públicos  locais e na própria justiça, dificultam a tomada de decisão por parte dos prefeitos. Citou como exemplo o caso de Ibaiti  onde o MP mandou fechar e o Juiz decidiu pela abertura.

 “A realidade é diferente da teoria. O comércio e a produção vão ter de se reinventar porque ainda viveremos muito tempo sob a ameaça deste vírus e as restrições vem para buscarmos juntos as alternativas para não sufocar  de vez a economia. Mas a população também precisa mudar e se conscientizar de que a rotina de vida não será mais a mesma por muito tempo ainda”, afirma.  Os prefeitos estão preocupados  e relataram que a população não está respeitando o isolamento social, em particular os idosos que estão, inclusive , saindo mais do que antes.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

De acordo com a orientação da AMEPAR, cada município vai tomar sua própria decisão de acordo com sua realidade. Para tanto deverão se reunir  com o seu comitê de combate ao COVID- 19, do qual devem participar todas as entidades representativas, inclusive o MP local.  A Associação  disponibilizou os decretos de alguns municípios que já flexibilizaram a abertura e estabeleceram restrições para o funcionamento, como modelo para consulta. Exemplo: Arapongas e Centenário do Sul.

Os prefeitos continuam reunidos virtualmente trocando informações e acompanhando a situação. Dependendo da evolução da pandemia, eles voltarão a se reunir a qualquer tempo. Participaram da reunião de hoje os prefeitos de Alvorada do Sul (representado pelo vice);  Arapongas, Bela Vista do Paraíso; Cambé; Centenário do Sul; Ibiporã;  Prado Ferreira; Primeiro de Maio; Sabáudia e Sertanópolis.    

A AMEPAR é composta por 22 municípios: Jataizinho, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabáudia, Sertanópolis, Tamarana, Alvorada do Sul, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã e Jaguapitã.

Com assessoria de imprensa 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá