Política

Amepar decide apoiar reabertura do comércio com restrições

09 abr 2020 às 15:12

Em reunião realizada hoje ( 9) de manhã na sede da Associação dos Municípios do Médio Paranapánema – AMEPAR, em Londrina, ficou definido que a entidade apoia a flexibilização da abertura do comércio e indústrias  e recomenda aos municípios  a adoção de restrições rígidas para quem for funcionar.  

O presidente da AMEPAR e prefeito de Arapongas,  Sérgio Onofre, esclarece que  a falta de consenso nos Ministérios Públicos  locais e na própria justiça, dificultam a tomada de decisão por parte dos prefeitos. Citou como exemplo o caso de Ibaiti  onde o MP mandou fechar e o Juiz decidiu pela abertura.

 “A realidade é diferente da teoria. O comércio e a produção vão ter de se reinventar porque ainda viveremos muito tempo sob a ameaça deste vírus e as restrições vem para buscarmos juntos as alternativas para não sufocar  de vez a economia. Mas a população também precisa mudar e se conscientizar de que a rotina de vida não será mais a mesma por muito tempo ainda”, afirma.  Os prefeitos estão preocupados  e relataram que a população não está respeitando o isolamento social, em particular os idosos que estão, inclusive , saindo mais do que antes.

De acordo com a orientação da AMEPAR, cada município vai tomar sua própria decisão de acordo com sua realidade. Para tanto deverão se reunir  com o seu comitê de combate ao COVID- 19, do qual devem participar todas as entidades representativas, inclusive o MP local.  A Associação  disponibilizou os decretos de alguns municípios que já flexibilizaram a abertura e estabeleceram restrições para o funcionamento, como modelo para consulta. Exemplo: Arapongas e Centenário do Sul.

Os prefeitos continuam reunidos virtualmente trocando informações e acompanhando a situação. Dependendo da evolução da pandemia, eles voltarão a se reunir a qualquer tempo. Participaram da reunião de hoje os prefeitos de Alvorada do Sul (representado pelo vice);  Arapongas, Bela Vista do Paraíso; Cambé; Centenário do Sul; Ibiporã;  Prado Ferreira; Primeiro de Maio; Sabáudia e Sertanópolis.    

A AMEPAR é composta por 22 municípios: Jataizinho, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabáudia, Sertanópolis, Tamarana, Alvorada do Sul, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã e Jaguapitã.

Com assessoria de imprensa 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá