Política

Ana Novais e Deybson Bitencourt podem ter mandatos cassados após propagarem ‘fake news’

24 abr 2020 às 16:20

A suposta má conduta dos vereadores Ana Novais (DEM) e Deybson Bitencourt (PDT), que infringe o código de ética parlamentar, pode resultar na cassação dos mandatos dos mesmos. Ambos foram representados na Câmara Municipal de Umuarama, e também na esfera criminal, após disseminarem notícias manipuladas, pela internet, as conhecidas fake news.

Ana Novais foi denunciada pelo crime de difamação contra a empresária do meio da comunicação, Flávia Azevedo e site Umuarama News, quando em 31 de janeiro deste ano, por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, de forma leviana e irresponsável, compartilhou dois vídeos editados e manipulados, contendo gravações obtidas de forma ilegal, utilizando a marca da empresa da denunciante, com intuito único de denegrir a imagem do site e ferir a honra da empresária.

Contra a vereadora ainda foi confeccionado um Boletim de Ocorrência, na delegacia de Polícia Civil de Umuarama (7ª SDP), pela ausência de compromisso com a verdade, e comprovadamente, falta de ética.

Segundo Flávia, provas e testemunhas confirmam a veracidade da atitude ilícita e errônea da parlamentar, que inescrupulosamente tentou, em uma ação leviana, ofender gratuitamente a empresária. “Nunca em toda a trajetória do meu site, faltamos com respeito com a nobre vereadora. Pelo contrário, só foram divulgadas notícias que destacavam o trabalho dela. Ana Novais fez tudo isso, somente porque não a apoio politicamente, o que é público e notório, já que até membro de partido comunista ela foi”, afirma.

Pela mesma prática, o edis Deybson Bitencourt também responderá, tanto na Casa do Povo, quanto na área criminal. Ele foi representado e denunciado por disseminar, no mundo virtual, uma falsa notícia sobre suposto caso de corrupção na Câmara Municipal. Os denunciantes Edvaldo Ceranto Junior, Ronaldo Cruz Cardoso e Luiz Genesio Picoloto, pedem a cassação do mandato do vereador. “Pelos fatos delituosos cometidos e perpetrados, conforma se comprovam pela Ata Notarial (…), bem como pelo BO em trâmite na Delegacia de Polícia Civil, entendemos que caracteriza-se às escâncaras quebra de decoro parlamentar, por parte do vereador Deybson Bitencourt, que por medida de direito, deve ter seu mandato cassado, por falta de decoro parlamentar”, finaliza o requerimento, deferido pelo presidente, Noel Aparecido Bernardino “Noel do Pão”.

Na última segunda-feira (20), houve o sorteio de vereadores designados para deliberar acerca de dois procedimentos de representação junto ao Parlamento Municipal. A Casa relembra que ambas denúncias pedem a cassação dos vereadores, por suposta infringência ao código de ética.

O Legislativo informa que o procedimento deve ser analisado por vereadores sorteados em plenário conforme o Art. 07 da Resolução n° 07/1995, da Câmara Municipal de Umuarama, que determina este tipo de tratativa para composição de Comissão de Exame do Recebimento de Denúncia.

Com o sorteio, ficaram definidos os vereadores Ana Novais, Jones Vivi e Antonio Comparsi para a representação contra Bitencourt, enquanto Maria Ornelas, Jones Vivi e Toninho Comparsi foram sorteados para deliberar acerca do procedimento que envolve Novais.]

Com informações: Umuarama News

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá