Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Após quase 9 horas de julgamento, vereador mais votado do Paraná é cassado

15/10/17 às 15:55 - Escrito por Sthefany Terlera
siga o Tarobá News no Google News!

15 de outubro: um domingo histórico para a política londrinense. Após quase 9 horas de sessão de julgamento na Câmara Municipal de Londrina, a decisão foi pela cassação do vereador Emerson Petriv (PR), mais conhecido como Boca Aberta. Para o afastamento definitivo do cargo, eram necessários 13 votos favoráveis e obteve-se 14 votos. O parlamentar fica inelegível pelos próximos onze anos e ainda deverá pagar uma multa de R$ 8 mil.

A sessão começou pontualmente às 08h. Boca Aberta chegou depois de 40 minutos. Foi iniciada a leitura das peças do processo às 08h40 pelos servidores do Legislativo, com mais de 200 páginas. A leitura acabou às 14h35 e, na sequência, os vereadores teriam 15 minutos para se manifestar, mas nenhum quis fazer o pronunciamento. Sendo assim, começou a argumentação de defesa de Emerson Petriv, que foi composta pelo advogado Eduardo Duarte Ferreira, Elias Chagas Neto e Caio Jardini. Depois de uma hora, Boca Aberta iniciou o seu discurso, saudando a bancada de vereadores e apresentou um vídeo. Ao término, Petriv foi muito aplaudido e foi às lágrimas. “Eu não cometi crime. Pelo contrário, eu respondo há mais de 87 processos e tenho uma bicicleta velha que é onde a gente faz esse tipo de manifesto. Quem não tem erro? Vocês vão ver a perseguição que esse vereador Rony Alves fez comigo”, afirmou. 


Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

Logo que acabou a defesa, começou a votação do relatório da Comissão Processante. Daniele Ziober, Guilherme Belinati, Jairo Tamura, Roberto Fu e o próprio Boca Aberta foram os únicos que votaram contra o afastamento definitivo do parlamentar. Votaram a favor: Mario Takahashi, Vilson Bittencourt, Rony Alves, Junior Santos Rosa, Amauri Cardoso, Péricles Deliberador,  Ailton da Silva Nantes, Filipe Barros, Eduardo Tominaga, Estevão da Zona Sul, Felipe Prochet , Jamil Janene, Pastor Gerson Araújo e João Martins. Sendo assim, foram 14 votos favoráveis e 5 contrários. 

Foto: Larissa TrevisanFoto: Larissa Trevisan 

Tumulto

Após a votação, vários simpatizantes de Boca Aberta que ocupavam as galerias começaram um protesto. 


O caso

A funcionária pública Regina Amâncio protocolou uma representação contra Boca Aberta denunciando que ele estava fazendo campanha para arrecadar doações para pagamento de multa eleitoral de R$ 8 mil. Durante essa campanha feita pelas redes sociais, o vereador usava justificativas diferentes daquela que originou a multa. 

A comissão processante foi formada pelos vereadores: Felipe Prochet (presidente); Rony Alves (relator); Eduardo Tominaga (membro). 

Regina Amâncio chegou à Câmara de Vereadores e gerou revolta em alguns eleitores de Boca Aberta. Ela teve que ser escoltada pela Guarda Municipal.

Sobre Emerson Petriv

O vereador foi o mais votado do Paraná com 11.480 votos pelo Partido da República (PR). Ele foi eleito há um ano da votação que decidiu pela cassação do vereador.

O personagem ficou conhecido por andar com uma bicicleta nas ruas de Londrina com uma caixa de som falando sobre os problemas que a cidade enfrentava, na época, além de citar nomes de políticos. Ele também já foi assessor de Antonio Belinati, tio do atual prefeito, Marcelo Belinati. 

O suplente

Após a cassação de um mandato, a câmara de vereadores tem até 48 horas para comunicar o suplente de que a vaga será sua. O ex vereador José Roque Neto, que já foi vereador por dois mandatos em Londrina, é o primeiro suplente e deverá ficar com a vaga do vereador agora cassado. (Colaboração Larissa Trevisan)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá