Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Após recomendação do MP, prefeito de Rolândia exonera comissionados

22/02/19 às 09:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em menos de 48 horas após a contratação, o prefeito de Rolândia, Luiz Francisconi exonerou dois funcionários comissionados. O desligamento foi publicado no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (21).

Caroline Naldi Ludovico havia sido nomeada para a diretoria do SINE. Ela é filha do juiz Criminal Alberto José Ludovico, que atua na cidade. A exoneração acontece no dia seguinte a recomendação do promotor de justiça Renato de Lima Castro, do Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e Combate a Improbidade Administrativa (GEPATRIA).

Para o promotor haveria “indisfarçável conflito de interesse pessoal”, já que o juiz exerceria a função de fiscalização e decisão nos processos relacionados a Operação Patrocínio, que investiga Francisconi por suposto esquema criminoso de fraudes de licitações.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

O mesmo aconteceu com Odivaldo Moreno Alves que deixou o cargo de Secretário de Infraestrutura da prefeitura de Rolândia. Ele é tio do vereador Irineu de Paula, que presidiu a comissão processante que terminou com o arquivamento do processo de cassação do mandato de Francisconi. O parlamentar se absteve, o que teria favorecido o então prefeito afastado. 

Neste caso, segundo alegação do promotor do GEPATRIA, configuraria transnepotismo, considerado como possível troca de favores entre os poderes.

LEIA MAIS:

O prefeito Luiz Francisconi confirmou que as exonerações ocorreram por conta do pedido do MP, mas por decisão dos comissionados. Eles teriam pedido para deixar os cargos. Segundo o prefeito, a contratação de Caroline Naldi Ludovico foi convidada para o cargo pelo vice prefeito Roberto Fernandes Negrão, enquanto prefeito interino. Francisconi teria apenas assinado o decreto de admissão.

Já sobre a contratação de Odivaldo Moreno, o prefeito comentou que o convite para integrar a pasta de infraestrutura ocorreu antes do afastamento por parte da justiça. O pedido não teria relação com o parentesco de Moreno com um vereador do município.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá