Política

Após recomendação do MP, prefeito de Rolândia exonera comissionados

22 fev 2019 às 09:25

Em menos de 48 horas após a contratação, o prefeito de Rolândia, Luiz Francisconi exonerou dois funcionários comissionados. O desligamento foi publicado no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (21).

Caroline Naldi Ludovico havia sido nomeada para a diretoria do SINE. Ela é filha do juiz Criminal Alberto José Ludovico, que atua na cidade. A exoneração acontece no dia seguinte a recomendação do promotor de justiça Renato de Lima Castro, do Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e Combate a Improbidade Administrativa (GEPATRIA).

Para o promotor haveria “indisfarçável conflito de interesse pessoal”, já que o juiz exerceria a função de fiscalização e decisão nos processos relacionados a Operação Patrocínio, que investiga Francisconi por suposto esquema criminoso de fraudes de licitações.

O mesmo aconteceu com Odivaldo Moreno Alves que deixou o cargo de Secretário de Infraestrutura da prefeitura de Rolândia. Ele é tio do vereador Irineu de Paula, que presidiu a comissão processante que terminou com o arquivamento do processo de cassação do mandato de Francisconi. O parlamentar se absteve, o que teria favorecido o então prefeito afastado. 

Neste caso, segundo alegação do promotor do GEPATRIA, configuraria transnepotismo, considerado como possível troca de favores entre os poderes.

LEIA MAIS:

O prefeito Luiz Francisconi confirmou que as exonerações ocorreram por conta do pedido do MP, mas por decisão dos comissionados. Eles teriam pedido para deixar os cargos. Segundo o prefeito, a contratação de Caroline Naldi Ludovico foi convidada para o cargo pelo vice prefeito Roberto Fernandes Negrão, enquanto prefeito interino. Francisconi teria apenas assinado o decreto de admissão.

Já sobre a contratação de Odivaldo Moreno, o prefeito comentou que o convite para integrar a pasta de infraestrutura ocorreu antes do afastamento por parte da justiça. O pedido não teria relação com o parentesco de Moreno com um vereador do município.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá