Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Artista plástico receberá Cidadania Londrinense

09/11/17 às 09:23 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Encantado com a cidade, o artista plástico Carlos Itsuo Kubo já decidiu que não pretende voltar para São Paulo, principalmente depois desta sexta-feira (10) quando receberá o título de Cidadão Honorário de Londrina. Iniciativa do presidente do Legislativo, Mario Takahashi (PV) a homenagem foi apoiada pela maioria dos vereadores e sancionada por meio da lei 12.556/2017 e será entregue durante cerimônia na Câmara de Vereadores, a partir das 20 horas, com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br

Formado pela Escola Panamericana na área de Publicidade em 1976 e em  Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (SP) em 1979, Carlos Kubo viveu durante mais de quatro décadas na capital paulista e há cerca de cinco anos mudou-se para Londrina. “Me encantei de tal forma que não pretendo voltar para São Paulo. Vou morar definitivamente em Londrina, porque agora como cidadão (honorário) posso alçar vôos maiores”, revela o artista plástico que conquistou reconhecimento nas Artes, tanto no Brasil como no exterior.

Filho de Missao Kubo e Wase Kubo, casal que chegou ao Brasil em 1927,  Carlos Kubo nasceu em Lins (SP) em 1949, cidade onde viveu até mudar-se com família para São Paulo aos 11 anos de idade. Ainda de acordo com a biografia publicada em sua página na internet, o contato de Kubo com as tintas se deu na adolescência e antes de estudar Artes, atuou na publicidade até fazer da pintura a sua profissão. Seus trabalhos são influenciados pelas raízes japonesas e cultura brasileira, mundos distintos que sempre fizeram parte da sua vida.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

No ateliê que mantém na região central da cidade, Carlos Kubo, inspirado pelos bons fluídos de Londrina ensaia a criação de esculturas para colocação em áreas públicas da cidade, sem deixar de lado a paixão pela pintura. Foi aqui também que os convites para exposições triplicaram e ele pode avançar num de seus maiores objetivos: passar adiante e de forma gratuita algum conhecimento sobre pintura para pessoas carentes. Assim nasceram os workshps gratuitos e dirigidos a crianças. “Pretendo fazer isso de uma forma mais constante. O que é bom para os outros, não custa nada e faz a gente feliz”, declara Kubo.

Foi justamente o desprendimento do artista para transmitir conhecimento associado ao fato de que em tão pouco tempo na cidade já tenha levado o nome de Londrina para exposições no exterior, que motivaram a apresentação da homenagem pelo vereador Mario Takahashi. “Kubo é um artista renomado de grande sensibilidade que já apresentou Londrina inclusive no Japão e desenvolve um importante trabalho voluntário com crianças. Com certeza merece a homenagem”, disse Takahashi. Na verdade, a mudança para Londrina levou Kubo a iniciar uma nova série de sua obra denominada “Gratidão” levada a muitos lugares do mundo, inclusive na Embaixada do Brasil em Tóquio e no Akasaka Civic Center, também na capital japonesa.

(ASCOM/CML)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá