Política

Artista plástico receberá Cidadania Londrinense

09 nov 2017 às 09:23

Encantado com a cidade, o artista plástico Carlos Itsuo Kubo já decidiu que não pretende voltar para São Paulo, principalmente depois desta sexta-feira (10) quando receberá o título de Cidadão Honorário de Londrina. Iniciativa do presidente do Legislativo, Mario Takahashi (PV) a homenagem foi apoiada pela maioria dos vereadores e sancionada por meio da lei 12.556/2017 e será entregue durante cerimônia na Câmara de Vereadores, a partir das 20 horas, com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br

Formado pela Escola Panamericana na área de Publicidade em 1976 e em  Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (SP) em 1979, Carlos Kubo viveu durante mais de quatro décadas na capital paulista e há cerca de cinco anos mudou-se para Londrina. “Me encantei de tal forma que não pretendo voltar para São Paulo. Vou morar definitivamente em Londrina, porque agora como cidadão (honorário) posso alçar vôos maiores”, revela o artista plástico que conquistou reconhecimento nas Artes, tanto no Brasil como no exterior.

Filho de Missao Kubo e Wase Kubo, casal que chegou ao Brasil em 1927,  Carlos Kubo nasceu em Lins (SP) em 1949, cidade onde viveu até mudar-se com família para São Paulo aos 11 anos de idade. Ainda de acordo com a biografia publicada em sua página na internet, o contato de Kubo com as tintas se deu na adolescência e antes de estudar Artes, atuou na publicidade até fazer da pintura a sua profissão. Seus trabalhos são influenciados pelas raízes japonesas e cultura brasileira, mundos distintos que sempre fizeram parte da sua vida.

No ateliê que mantém na região central da cidade, Carlos Kubo, inspirado pelos bons fluídos de Londrina ensaia a criação de esculturas para colocação em áreas públicas da cidade, sem deixar de lado a paixão pela pintura. Foi aqui também que os convites para exposições triplicaram e ele pode avançar num de seus maiores objetivos: passar adiante e de forma gratuita algum conhecimento sobre pintura para pessoas carentes. Assim nasceram os workshps gratuitos e dirigidos a crianças. “Pretendo fazer isso de uma forma mais constante. O que é bom para os outros, não custa nada e faz a gente feliz”, declara Kubo.

Foi justamente o desprendimento do artista para transmitir conhecimento associado ao fato de que em tão pouco tempo na cidade já tenha levado o nome de Londrina para exposições no exterior, que motivaram a apresentação da homenagem pelo vereador Mario Takahashi. “Kubo é um artista renomado de grande sensibilidade que já apresentou Londrina inclusive no Japão e desenvolve um importante trabalho voluntário com crianças. Com certeza merece a homenagem”, disse Takahashi. Na verdade, a mudança para Londrina levou Kubo a iniciar uma nova série de sua obra denominada “Gratidão” levada a muitos lugares do mundo, inclusive na Embaixada do Brasil em Tóquio e no Akasaka Civic Center, também na capital japonesa.

(ASCOM/CML)

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá