Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

"As Upas não são depósitos de gente", diz secretário de Saúde de Cascavel

20/03/18 às 09:16 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Após a Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel (Sesau) emitir nota oficial afirmando que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), serviço de referência para atendimentos dos casos de urgência, encontram-se no seu limite e que faltam até macas para manter e transportar pacientes, o presidente da Câmara, vereador Gugu Bueno (PR), convocou os responsáveis pela saúde para reunião na Câmara, nesta manhã (20).

Gugu Bueno pediu a presença do secretário e diretores municipais de saúde, dos responsáveis pelo Hospital Universitário (HU) e 10º Regional de Saúde, Ministério Público, diretores de hospitais privados, Consamu, vereadores e imprensa para buscar soluções concretas para a situação que está colocando dezenas de vidas em risco.

Um dos pontos abordados na reunião foi a abertura imediata de uma ala no Hospital Universitário. O que ajudaria a desafogar as outras filas em Cascavel. O reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff falou sobre os investimentos feitos no HU. 

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

"As Upas não são depósitos de gente", disse o secretário de Saúde de Cascavel, Rubens Griep. Ele disse que é preciso entender que o problema não é somente a falta de macas, mas também a falta de espaço físico e de profissionais. Rubens também ressaltou que quanto mais pacientes estiverem em uma pequeno espaço, aumentam as chances de infecções hospitalares. 

"Para mim chegamos ao fundo do poço", disse o presidente da Câmara, Gugu Bueno, ao vivo durante o programa Atualidades da Tv Tarobá, logo após o fim da reunião. 

Queremos imediatamente abrir a G1 do HU e oferecer 30 leitos no HU. Sem dúvida que não vai resolver todo o problema, mas vai amenizar. 

Ele disse também a necessidade da abertura do Hospital Municipal. Tínhamos soluções a médio prazo, mas precisamos de uma solução imediatada. 

Ao fim da reunião, foi marcado um novo encontro ainda para esta terça-feira, para firmar uma parceria entre o Estado e o governo municipal e abrir mais leitos na enfermaria do HU. 

Devem participar da reunião representantes do Ministério Público, Consamu, 10ª Regional de Saúde, Câmara de Vereadores e governo municipal e estadual. 



© Copyright 2023 Grupo Tarobá