Política

"As Upas não são depósitos de gente", diz secretário de Saúde de Cascavel

20 mar 2018 às 09:16

Após a Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel (Sesau) emitir nota oficial afirmando que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), serviço de referência para atendimentos dos casos de urgência, encontram-se no seu limite e que faltam até macas para manter e transportar pacientes, o presidente da Câmara, vereador Gugu Bueno (PR), convocou os responsáveis pela saúde para reunião na Câmara, nesta manhã (20).

Gugu Bueno pediu a presença do secretário e diretores municipais de saúde, dos responsáveis pelo Hospital Universitário (HU) e 10º Regional de Saúde, Ministério Público, diretores de hospitais privados, Consamu, vereadores e imprensa para buscar soluções concretas para a situação que está colocando dezenas de vidas em risco.

Um dos pontos abordados na reunião foi a abertura imediata de uma ala no Hospital Universitário. O que ajudaria a desafogar as outras filas em Cascavel. O reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff falou sobre os investimentos feitos no HU. 

"As Upas não são depósitos de gente", disse o secretário de Saúde de Cascavel, Rubens Griep. Ele disse que é preciso entender que o problema não é somente a falta de macas, mas também a falta de espaço físico e de profissionais. Rubens também ressaltou que quanto mais pacientes estiverem em uma pequeno espaço, aumentam as chances de infecções hospitalares. 

"Para mim chegamos ao fundo do poço", disse o presidente da Câmara, Gugu Bueno, ao vivo durante o programa Atualidades da Tv Tarobá, logo após o fim da reunião. 

Queremos imediatamente abrir a G1 do HU e oferecer 30 leitos no HU. Sem dúvida que não vai resolver todo o problema, mas vai amenizar. 

Ele disse também a necessidade da abertura do Hospital Municipal. Tínhamos soluções a médio prazo, mas precisamos de uma solução imediatada. 

Ao fim da reunião, foi marcado um novo encontro ainda para esta terça-feira, para firmar uma parceria entre o Estado e o governo municipal e abrir mais leitos na enfermaria do HU. 

Devem participar da reunião representantes do Ministério Público, Consamu, 10ª Regional de Saúde, Câmara de Vereadores e governo municipal e estadual. 



Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá