Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Assembleia aprova PEC que permite consórcios de municípios

11/12/19 às 17:05 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os deputados estaduais aprovaram em segundo turno, na Assembleia Legislativa do Paraná, durante a sessão plenária desta quarta-feira (11), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado Anibelli Neto (MDB), que dispõe sobre a possibilidade de municípios do mesmo complexo geoeconômico e social se associarem para fins de interesse comum.

A medida permite que a associação entre municípios possa ocorrer em casos de desastres humanos ou naturais, sendo possível a cessão de bens entre associados.

Na atual redação do artigo 25, a Constituição permite que municípios do mesmo complexo geoeconômico e social, com a anuência e fiscalização das respectivas Câmaras Municipais, associem-se uns aos outros por meio de convênio para a gestão de funções públicas ou serviços de interesse comum, de forma permanente ou transitória.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

TSE rejeita recurso de Cloara Pinheiro; defesa diz que decisão não afeta mandato

Imagem de destaque
ACUSADO DE XENOFOBIA

Câmara de Apucarana descarta cassação de Vereador

Imagem de destaque
ENTENDA

STF anula mais uma condenação de Moro contra André Vargas na Lava Jato

Imagem de destaque
ENTENDA

Terminal Rodoviário é novo ponto de votação para as eleições de 2024

O texto não cita, porém, a questão de desastres naturais ou humanos. É isto o que a proposta quer corrigir.

O deputado Anibelli apresentou, na sessão de terça-feira (10), um requerimento solicitando a dispensa do interstício (de cinco sessões ordinárias) para que a PEC seja aprovada e promulgada ainda esse ano, o que foi aprovado e permitiu a votação em segundo turno já nesta quarta-feira. O deputado justificou o requerimento ponderando que, se eventualmente houver alguma calamidade pública, os municípios já poderão usar este mecanismo para agilizar o atendimento à população afetada, e citou o caso ocorrido na cidade de Itaperuçu, Região Metropolitana de Curitiba, que em dezembro de 2018 foi atingida por fortes chuvas e ventos e que resultou em mais de 400 casas danificadas e 1,6 mil pessoas afetadas.

Alep

© Copyright 2023 Grupo Tarobá